Campus Party 8 avisa, vagas para camping na #CPBR8 estão esgotadas!


As vendas para a #CPBR8 estão sendo um sucesso e recorde de todas as edições \o/. Em pouco mais de duas semanas de vendas, já somos mais de 7 mil campuseiros confirmados e estamos mega felizes por termos a casa quase cheia. Com todo esse sucesso, as vagas para camping esgotaram, mas calma não criemos pânico =P, pois na próxima semana abriremos a opção de dividir a barraca e criamos também uma lista de espera no Campuse.ro.
Então, prepare-se:

Uma lista de espera foi criada no Campuse.ro para aqueles que não conseguiram camping. Lembramos que compartilhar o camping nos ajudará com a possibilidade de abrirmos mais vagas e para quem estiver na lista de espera, lembramos que será chamado pela ordem de inscrição de lá!

A função de camping duplo será ativado na sua ficha de usuário e poderá ser compartilhado com alguém que já tenha adquirido o serviço de camping ou até mesmo com um campuseiro que ainda não tenha, desde que ele possua a entrada.Obrigada pela ajuda e compreensão de todos! :D Para quaisquer dúvidas, pedimos que você faça contato conosco através do seu perfil de campuseiro no nosso site.


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

MOTOR DC COM DRIVER PONTE H L298N

Controle até 2 motores DC ou 1 motor de passo com este módulo Ponte H L298N Arduino. Esse módulo é projetado para controlar cargas indutivas como relés, solenóides, motores DC e motores de passo, permitindo o controle não só do sentido de rotação do motor, como também da sua velocidade, utilizando os pinos PWM do Arduino:
ESPECIFICAÇÕES PONTE H L298N:

Tensão de Operação: 4~35v
Chip: ST L298N (Datasheet)
Controle de 2 motores DC ou 1 motor de passo
Corrente de Operação máxima: 2A por canal ou 4A max
Tensão lógica: 5v
Corrente lógica: 0~36mA
Limites de Temperatura: -20 a +135°C
Potência Máxima: 25W
Dimensões: 43 x 43 x 27mm
Peso: 30g


FUNCIONAMENTO PONTE H L298N:
(Motor A) e (Motor B) se referem aos conectores para ligação de 2 motores DC ou 1 motor de passo;

(Ativa MA) e (Ativa MB) – são os pinos responsáveis pelo controle PWM dos motores A e B. Se estiver com jumper, não haverá controle de velocidade, pois os pinos estarão ligados aos 5v. Esses pinos podem ser utilizados em conjunto com os pinos PWM do Arduino;

(Ativa 5v) e (5v) – Este Driver Ponte H L298N possui um regulador de tensão integrado. Quando o driver está operando entre 6-35V, este regulador disponibiliza uma saída regulada de +5v no pino (5v) para um uso externo (com jumper), podendo alimentar por exemplo outro componente eletrônico. Portanto não alimente este pino (5v) com +5v do Arduino se estiver controlando um motor de 6-35v e jumper conectado, isto danificará a placa. O pino (5v) somente se tornará uma entrada caso esteja controlando um motor de 4-5,5v (sem jumper), assim poderá usar a saída +5v do Arduino;

(6-35v) e (GND) - Aqui será conectado a fonte de alimentação externa quando o driver estiver controlando um motor que opere entre 6-35v. Por exemplo se estiver usando um motor DC 12v, basta conectar a fonte externa de 12v neste pino e (GND).

(Entrada) - Este barramento é composto por IN1, IN2, IN3 e IN4. Sendo estes pinos responsáveis pela rotação do Motor A (IN1 e IN2) e Motor B (IN3 e IN4).

A tabela abaixo mostra a ordem de ativação do Motor A através dos pinos IN1 e IN2. O mesmo esquema pode ser aplicado aos pinos IN3 e IN4, que controlam o Motor B

CONECTANDO PONTE H AO ARDUINO:

Vamos mostrar dois esquemas de ligação deste módulo ao Arduino Uno R3, que utilizarão o mesmo programa mostrado no final do post.

O primeiro circuito utiliza a alimentação do próprio Arduino, e deve ser feito sem o Jumper em (Ativa 5V). Utilizamos 2 motores DC 5V.


O segundo circuito utiliza alimentação externa e 2 motores DC de 12V. Nesse caso precisamos colocar o jumper em Ativa 5v:


PROGRAMANDO PONTE H COM ARDUINO:

Teste o seu módulo carregando o programa abaixo, que vai servir para os 2 circuitos que mostramos anteriormente. O programa gira o motor A no sentido horário, depois desliga esse motor e gira o motor B no mesmo sentido. Depois, repete esse procedimento no sentido anti-horário.

//Programa : Controle 2 motores DC usando Ponte H L298N
//Autor : FILIPEFLOP

//Definicoes pinos Arduino ligados a entrada da Ponte H
int IN1 = 4;
int IN2 = 5;
int IN3 = 6;
int IN4 = 7;

void setup()
{
//Define os pinos como saida
pinMode(IN1, OUTPUT);
pinMode(IN2, OUTPUT);
pinMode(IN3, OUTPUT);
pinMode(IN4, OUTPUT);
}

void loop()
{
//Gira o Motor A no sentido horario
digitalWrite(IN1, HIGH);
digitalWrite(IN2, LOW);
delay(2000);
//Para o motor A
digitalWrite(IN1, HIGH);
digitalWrite(IN2, HIGH);
delay(500);
//Gira o Motor B no sentido horario
digitalWrite(IN3, HIGH);
digitalWrite(IN4, LOW);
delay(2000);
//Para o motor B
digitalWrite(IN3, HIGH);
digitalWrite(IN4, HIGH);
delay(500);

//Gira o Motor A no sentido anti-horario
digitalWrite(IN1, LOW);
digitalWrite(IN2, HIGH);
delay(2000);
//Para o motor A
digitalWrite(IN1, HIGH);
digitalWrite(IN2, HIGH);
delay(500);
//Gira o Motor B no sentido anti-horario
digitalWrite(IN3, LOW);
digitalWrite(IN4, HIGH);
delay(2000);
//Para o motor B
digitalWrite(IN3, HIGH);
digitalWrite(IN4, HIGH);
delay(500);
}

Fonte e Creditos: aqui

0 comentários:

Produtora britânica de documentários disponibiliza 85.000 vídeos no YouTube



A British Pathé, produtora de documentários famosos no século XX (britishpathe.com), anunciou que está compartilhando sua extensa coleção de 85.000 vídeos históricos no YouTube.

Este arquivo é uma referência histórica, com uma coleção de acontecimentos que vão desde 1896 até 1976. Tal como mencionam em seu canal no YouTube, há mais de 3.500 horas filmadas em toda a coleção.

Diferentes facetas da história são refletidas nesses vídeos que mostram desde eventos esportivos, mudanças culturais, tendências na moda, curiosidades da vida de famosos. E, claro, aqueles acontecimentos que mudaram o rumo da humanidade.

Além de ser uma interessante iniciativa que qualquer usuário pode desrutar, é um valioso recurso que podemos utilizar como ferramenta educacional. São vídeos de poucos minutos de duração que podemos complementar com outros conteúdos e dar aos estudantes uma visão real dos sucessos de determinadas épocas.

Também podemos utilizá-lo para designar tarefas ou questionáios que incentivam pesquisas adicionais. Para nos ajudar a encontrar o conteúdo que buscamos, veremos que o canal de British Pathé conta com diferentes listas de reprodução e vídeos destacados compartilhados a cada semana. Encontraremos por exemplo, vídeos sobre as duas Guerras Mundiais, funeral de Gandhi, o desastre de Hindenburg, entre outros.

Um interessante fluxo de informação que podemos integrar em nossas aulas.

Veja abaixo o vídeo de apresentação desse canal:

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Instalando a Lousa Interativa no Projetor Proinfo do MEC


O que e o projetor PROINFO?

O Projetor Proinfo, é uma iniciativa do Ministério da Educação. Além de projetar imagens, ele é um computador com CD/DVD, acesso a Internet com WI-FI, áudio, microfone, USB dentre outros serviços que o sistema operacional livre proporciona para o usuário. Tudo em um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação.

Para download de manuais e CD de recuperaçao, acesse aqui

Para acessar o manual em pdf, clique aqui ou aqui


Em nossa cidade (Volta Redonda) as escolas da Rede Municipal que haviam recebido o Projetor, esto recebendo o KIT que permite a instalaçao da LOUSA INTERATIVA ou LOUSA DIGITAL no mesmo.

Entao resolvemos fazer uma video aula, mostrando o passo a passo de como colocar o equipamento para funcionar.

Descritivo em modo texto e imagens
Figura 1 - Caneta Digital e o receptor Station

Características da Lousa Digital, O quê vem no conjunto?

Figura 2 - Itens que compõem o conjunto

1. Receptor Station;
2. Duas canetas digitais;
3. Transmissor sem fio, com tecnologia Bluetooth, que fica dentro do Projetor interativo, ou é conectado à sua USB externa do Projetor Interativo;
4. Cinco suportes metálicos, em aço inoxidável, com pintura anticorrosiva;
5. Dez pontas sobressalentes por caneta digital
6. Cabo USB para recarga da bateria da caneta digital;
7. Cabo USB de quatro metros para recarga do receptor Station;
8. Dez fitas adesivas do tipo dupla face para fixação do suporte metálico.

Corpo da Caneta Digital

A Lousa digital possui atributos físicos que a caracteriza e torna seu funcionamento possível. Entre os atributos mais importantes, estão os botões da caneta.

Figura 3 - Corpo da caneta digital e seus botões

Carregando a bateria da caneta digital

A caneta digital possui uma bateria recarregável, interna, de polímero de íons de lítio. Sua carga é feita por meio da porta USB do computador. São duas horas para carga completa e até 18 horas de uso contínuo.

Figura 4 – Carregando a bateria da caneta digital

P.S. Por segurança, a caneta digital desliga-se automaticamente após sessenta segundos sem uso.

Características físicas do receptor Station

O corpo do receptor Station tem as dimensões 218 mm x 28 mm x 17 mm. Nele existe, um menu sensível ao toque, onde vários atalhos podem ser acessados facilmente, durante a apresentação.

Figura 5 – Botões de atalho do receptor Station e LED indicadores.

Além dos botões de atalho, na parte frontal do receptor Station existem duas luzes do tipo LED. Uma azul, que indica que o produto está conectado ao computador interativo e outra vermelha que indica que a bateria interna do receptor está sendo carregada.

Funcionamento do receptor Station - Sensores

O receptor Station possui dois sensores ultrassom e um sensor infravermelho. Trabalhando juntos, estes três sensores triangulam a posição e a velocidade de operação da caneta digital, reproduzindo seus movimentos com alta precisão dentro da projeção em andamento.

Figura 6 - Sensores ultrassônicos do receptor Station

O símbolo amarelo com um triângulo preto ao centro representa a sensibilidade do aparelho a descargas eletroestáticas naquela região e indica que é importante evitar descargas eletroestáticas no momento em que o receptor Station estiver em uso. Ou seja, as grades metálicas que protegem os sensores ultrassônicos não devem ser tocadas, a fim de evitar que o receptor venha a travar.

OBSERVAÇÃO: Em condições normais de uso, não existe o risco de choque para o operador da solução.

Carregando a bateria do receptor Station

O receptor Station possui uma bateria recarregável, interna, de lítio. Sua carga é feita por meio da porta USB do computador. São três horas para carga completa e até oito horas de uso contínuo. Durante a carga da bateria do receptor Station, toda a solução de Lousa Digital continuará funcionando normalmente.
A conexão do receptor Station ao computador interativo se dará por meio do cabo USB de 4 metros que acompanha o produto. Basta conectar o receptor Station ao cabo e a outra ponta do cabo à porta USB do computador:

Figura 7 - Conectando o cabo USB para carga do receptor Station

Fixando o suporte metálico na área de projeção 

Para fixar o suporte metálico na área de projeção, bastará remover a proteção da fita adesiva que fica em sua parte traseira e pressioná-lo contra a área onde o mesmo ficará. Lembrando que é importante que o suporte metálico fique sempre alinhado seja horizontalmente ou verticalmente. O suporte metálico deve ser afixado de forma a permitir que o receptor Station fique, pelo menos, a três centímetros da área de projeção.

Figura 8 - Fixando o suporte metálico

Fixando o receptor Station

O receptor Station possui dois ímãs em sua parte posterior, os quais permitem a fixação do mesmo de forma magnética ao suporte metálico. Mesmo com o cabo para carga da bateria conectado, os ímas presentes do receptor Station são fortes o suficiente para suportar o peso tanto do receptor e da conexão com fio.

Figura 9 - Fixando o receptor Station


Instalando a Lousa Digital no Computador Interativo Diebold – MEC – PROINFO - MEC/SEED – MEC – Pregão FNDE 42/2010 

A solução de Lousa Digital é totalmente compatível com o Projetor Interativo do Pregão FNDE 42/2010. Para tanto, basta instalar o Sistema Operacional LE4P, que acompanha o kit da lousa no DVD de instalação.

A instalação não requer conhecimentos avançados de sistemas operacionais. Abaixo, seguem os passos necessários para a atualização do Projetor Interativo Diebold com o sistema LE4P com o software da Lousa Digital já instalado.

a. Ligue o computador interativo, pressione o botão de ejeção do DVD e insira a mídia no drive. Em seguida, feche o drive normalmente;

b. Não se preocupe em ligar o projetor. O instalador do LE4P fará isto automaticamente. Apenas espere a imagem da área de trabalho para executar a instalação do sistema, conforme Figura 10;

c. Clique duas vezes no ícone Instalar, para iniciar o processo de instalação do LE4P, conforme Figura 11;

d. O processo de instalação demora em torno de 15 segundos para iniciar. Logo que o mesmo se inicia, uma janela é mostrada com a situação atual da instalação o sistema LE4P (Figura 12), onde é possível visualizar o tempo necessário para a finalização do processo, que pode levar até 25 minutos;

e. Automaticamente após a instalação do sistema operacional LE4P, o Projetor Interativo será reiniciado e o DVD ejetado, automaticamente. Bastará remover a mídia de DVD da bandeja do driver de DVD e deixar a máquina finalizar o processo de reinicio do equipamento.
Figura 10 - Área de trabalho do sistema de instalação do LE4P
Figura 11 - Botão Instalar
Figura 12 - Status do processo de instalação do LE4P

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre