Scratch 2.0 - A Evolução, usando a WebCam


Neste pequeno vídeo mostramos a vocês, de forma bem simples, como usar ou integrar um a WebCam, aos jogos ou objetos criados usando o Scratch 2.0, isso tudo sem usar uma linha de programação.


Para quem já conhece o Scratch, já sabe que para construir alguma coisa dentro do programa, basta arrastar, encaixar e soltar blocos de comando, no estilo encaixa e solta.



O texto abaixo foi retirado daqui: http://scratch.mit.edu

Para Educadores

O Scratch foi projetado tendo em mente aprendizagem e educação. Uma grande variedade de educadores tem apoiado os criadores do Scratch desde 2007, em ambientes de aprendizagem formais e informais – pesquisadores de ciências da educação e informática, bibliotecários, educadores de museus e pais 

Quer saber mais sobre a aprendizagem no Scratch? 

O que é o ScratchEd?

Lançado em julho de 2009, o ScratchEd é uma comunidade online em que educadores do Scratch compartilham histórias, trocam recursos, fazem perguntas e encontram pessoas.

Desde seu lançamento, mais de 7.500 educadores de todo o mundo juntaram-se à comunidade, partilhando centenas de recursos e envolvendo-se em milhares de discussões.

Cadastre-se gratuitamente na comunidade ScratchEd em scratch-ed.org.

Como posso saber mais sobre o que os educadores estão fazendo com o Scratch – e sobre como posso usá-lo?

Não está claro o que pode fazer com o Scratch?

Leia uma história sobre como os educadores têm incluído atividades com o Scratch em uma grande variedade de ambientes de aprendizagem.

Ou explore recursos para diversas idades, disciplinas e contextos. Assista a webinários e leia documentos como o Guia curricular do Scratch.

Além de explorar a comunidade online, ScratchEd, e seus recursos, você também pode participar da Equipe ScratchEd e entrar em contato com outros educadores do Scratch pelo Twitter, do Facebook, Edmodo, apanhados semanais e nosso boletim trimestral.


Para os pais

O Scratch é uma linguagem de programação e uma comunidade online onde as crianças podem programar e compartilhar mídias interativas, como histórias, jogos e animações, com pessoas de todo o mundo. Quando as crianças usam o Scratch, elas aprendem a pensar de forma criativa, trabalhar de forma colaborativa e pensar de forma sistemática. O Scratch foi criado e é mantido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT.

Qual é a faixa etária do Scratch?

Embora o Scratch tenha sido projetado principalmente para crianças de 8 a 16 anos, ele é usado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças mais jovens, com a ajuda de seus pais.
Quais são os recursos disponíveis para aprendizagem no Scratch?

Se você for iniciante, há um guia passo a passo disponível no Scratch, ou você pode fazer download do Guia introdutório (PDF). Os Cartões Scratchoferecem uma maneira divertida de aprender. Para ter uma visão geral dos recursos do Scratch, veja Ajuda do Scratch.

O que é a comunidade online do Scratch ?

Ao participar da comunidade online do Scratch, os membros podem explorar e fazer experiências em uma comunidade de aprendizagem aberta com outros membros do Scratch de todas as origens, idades e interesses. Os membros podem compartilhar seu trabalho, obter opiniões e aprender uns com os outros.

Quais são as diretrizes para a comunidade online do Scratch?

A Equipe MIT Scratch trabalha junto à comunidade para manter o ambiente amigável e respeitoso para pessoas de toda as idades, raças, etnias, religiões, orientações sexuais e gêneros. Você pode ajudar seu filho a aprender como participar, lendo as diretrizes da comunidade com ele. Foi pedido aos membros que fizessem comentários construtivos e que ajudassem a manter o site amigável denunciando qualquer conteúdo que não estivesse de acordo com as diretrizes da comunidade. A Equipe Scratch diariamente gerencia as atividades no site e responde às denúncias, com a ajuda de ferramentas como o filtro de palavras de baixo calão, CleanSpeak.

Qual é sua política de privacidade?

Para proteger a privacidade das crianças online, limitamos as informações coletadas no processo de cadastro e o que tornamos público no site. Não vendemos nem arrendamos informações das contas para ninguém. Você pode descobrir mais sobre nossa política de privacidade em nossa página de Perguntas Frequentes.

Existe alguma maneira de usar o Scratch offline?

Sim, o editor offline do Scratch lhe permite criar projetos sem participar ou acessar a comunidade online. Visite a página de download do editor offline Scratch 2.0 para ter mais instruções sobre como instalá-lo em seu computador. (Se o seu computador não suportar a versão mais recente, tente o editor offline Scratch 1.4.)

O que os pais têm dito sobre o Scratch?

Frequentemente recebemos e-mails de pais agradecendo-nos pelo Scratch.

Apresentamos aqui alguns exemplos:

"Gostaria de agradecer a todos vocês pela criação do Scratch e por oferecê-lo gratuitamente. Meus filhos fazem coisas incríveis que encaram como diversão mas que sei que é educacional, valioso e que vale a pena. Muito obrigado!"

"Minha filha, muito tímida, mas ligada na tecnologia, encontrou nisso uma saída fantástica e segura para expressar sua criatividade. Ela passa seu tempo livre criando animações cada vez mais difíceis e as compartilha na comunidade do Scratch. Os fóruns proporcionam um grupo de indivíduos amigáveis com o qual ela pode manter uma conversa... Agora ela sente que computadores, design gráfico e animação são algo que ela gostaria de continuar fazendo no futuro. Seu programa abriu um novo mundo para ela de muitas maneiras, e eu agradeço de todo o coração. "

"Meu filho está aprendendo mais do que eu posso imaginar com sua ferramenta. Ele não é um pensador lógico natural, mas ama LEGO. A estrutura do Scratch baseada blocos, como o LEGO, fez sua capacidade de raciocínio lógico avançar enormemente... Ele pode juntar blocos e começar a ver a lógica pelo feedback imediato. E, claro, trabalhamos em algumas coisas juntos -- criando momentos pai e filho. Essa ferramenta é simplesmente incrível. Muito obrigado a todos vocês e ao MIT."

Fonte e Créditos: http://scratch.mit.edu

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VI Maratona de Software Livre


Vem aí a nossa VI Maratona de Software Livre. Serão 2 dias de evento e será realizado nos dias 29 e 30 de agosto de 2014, no ICEx - Instituto de Ciências Exatas UFF – Universidade Federal Fluminense – Campus Aterrado.

O evento é aberto para a comunidade em geral e contará com palestras e oficinas. As palestras serao realizadas na sexta-feira a partir das 07h30 e as oficinas serão realizadas no sábado de 8h às 18h. Conheça as oficinas e faça a sua inscrição, pois as vagas são limitadas.

Algumas oficinas precisam de Notebook.


Divulgue na Comunidade Escolar e faça parte você também!


ICEx - Instituto de Ciências Exatas
UFF – Universidade Federal Fluminense – Campus Aterrado
Endereço: Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, nº 783
Aterrado – Volta Redonda – Rio de Janeiro
Bloco B – Sala 301
29 e 30 de Agosto de 2014
7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

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VI Fórum de Software Livre de Duque de Caxias


Sobre o VI FSLDC

É com grande satisfação que o projeto AgendaLivre.org apresenta a sexta edição do FSLDC - Fórum de Software Livre de Duque de Caxias. Este evento, que vem se destacando como referência para a comunidade de Software Livre no Estado do Rio de Janeiro, visa promover a utilização do Software Livre, incentivar a sua adoção no meio acadêmico, empresarial e diversas instâncias de governo. Nos últimos 6 anos, diversas personalidades nacionais e internacionais do Software Livre passaram por aqui, dentre elas Jon Maddog Hall, diretor executivo da Linux International, que já esteve conosco em duas edições e Rasmus Lerdorf, criador da Linguagem PHP.
Tradicionalmente, durante o FSLDC, são apresentadas palestras técnicas, painéis e casos de sucesso nas áreas empresarial, acadêmica e pública de uso e desenvolvimento de Software Livre, além de minicursos e workshops.
Anualmente, Duque de Caxias abre as portas para o Software Livre e torna-se ponto de encontro das comunidades para troca de idéias, discussão de projetos e debates em torno desse tema. Venha você também participar desse espetáculo do desenvolvimento colaborativo, seja como participante, palestrante ou voluntário.

Sejam bem-vindos ao VI FSLDC!


Chamada de Trabalhos

A programação do VI FSLDC é colaborativa. 
Você pode participar como palestrante enviando uma proposta de atividade. 
Inscreva sua palestra aqui até o dia 10 de setembro!


As palestras são organizadas nas seguintes trilhas:

  • Desenvolvimento
  • Administração de Sistemas
  • Mobile
  • Segurança
  • Ecossistema do Software Livre
  • Negócios e Cases de Sucesso
  • Multimídia
  • Educação e Inclusão Digital

Cronograma de submissão de trabalhos:

  • Chamada de trabalhos: 04 de agosto até 10 de setembro.
  • Divulgação da lista de propostas aprovadas: Até 30 de setembro
  • Divulgação da programação preliminar: Até 10 de outubro

Local do evento

Com localização privilegiada, a cidade de Duque de Caxias, um dos maiores Pólos Industriais do país, tem acesso rápido e facilitado a toda malha viária nacional, incluindo as principais rodovias e linhas expressas do país: Rodovia Presidente Dutra, Rio - Magé, Washington Luiz e Linha Vermelha, tornando a cidade a melhor opção de negócios que acontecem em toda região. Duque de Caxias é sede da maior refinaria do país, indústria de polímeros, pólo de gás químico, parque gráfico do jornal O Globo, INMETRO, SELMA e diversos centros de armazenagens industriais, além de um grande shopping e de uma das maiores universidades do Estado, a UNIGRANRIO.

Hotel Mont Blanc
Rua Passos da Pátria, 105, 25 de Agosto, Duque de Caxias - RJ

 

Fonte e Créditos: aqui

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Curso de Moodle Gratuíto da ACADTEC - Divulgando

Estamos com o nosso curso de Moodle por tempo limitado, liberado gratuitamente aos nossos alunos, se você não está cadastrado, basta realizar o cadastro antes e imediatamente se cadastrar no curso.

Você não sabe o que é o Moodle?

É um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países.


Fonte e Créditos: aqui



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Assistindo canais de TV por assinatura no Ubuntu


Caminho das pedras:

Passo 1

- Baixe o XBMC 12.3 neste link http://xbmc.org/download/ ou instale-o pela Central de Progamas Ubuntu (recomendado), neste link.
Passo 2: Mudando a língua (opcional)

- Vá em system/settings/aparence/internacional/e mude para “Portuguese (Brazil)”





Clique no icone da casinha na parte inferior da tela para voltar a tela principal. Agora presione a barra invertida (\) no seu teclado para deixar no modo janela.
Passo 3: Configurações necessárias

Agora baixe o arquivo “LiveStreams Plug-in 1.1.2br.zip” neste link. Volte ao XBMC e selecione a pasta onde foi feito o download do plugin (geralmente fica na pasta downloads), clique no plugin e de “Ok”.





Volte a tela inicial do XBMC e vá em videos /add-ons de video. Lá terá um arquivo chamado “Live Streams”: click com o botão direito do mouse até aparecer um menu como na imagem abaixo:


Vá em “Add Source” e clique em “Choose File”, escolhendo na setinha a lista de canais em xml que você irá baixar neste link.


Após escolher o XML, volte a tela inicial e vá em videos/add-ons/live streams novamente. Na aba .xml Database, deixe marcado a opção “Browse and play from .xml Database”.


Agora volte a tela inicial do XBMC e vá em videos/add-ons/live streams. Selecione a lista e escolha o canal. Pronto, agora e só assistir como na imagem abaixo:




Tenha as listas sempre atualizadas na comunidade XBMC Brasil no Facebook: https://www.facebook.com/xbmcbr

Fonte e Créditos: aqui

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