Curso de Arduino - Aula 08 - Plataforma Robótica, Inserindo o Controle Remoto



A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada um.



Criadores/Idealizadores:

Giany Abreu
gianyabreu@yahoo.com.br
Sergio Graças
sergiogracas@yahoo.com.br



Em nossa 8ª aula trataremos de:

Nessa aula usaremos uma Plataforma Robótica ou Carrinho, para testar o funcionamento de 2 acessórios:


Controle Remoto GC-7180, nesse caso temos um que foi aproveitado de uma TV que estava parada, mas que pode ser qualquer um que se tenha perdido em casa.



Controle Remoto RC-505, no caso abaixo, temos controle que foi comprado junto com um KIT de arduino.




Receptor IR  separados

Receptor IR em KIT


Em nosso primeiro exemplo do uso do controle remoto com o Arduino, iremos controlar o acender e apagar de 3 leds coloridos (vermelho, amarelo e verde), usando alguns botões de um controle remoto, via receptor IR. 

Exemplo do esquema de ligação de 3 LEDs com Receptor IR

Código de programação para controlar os 3 LEDs com Receptor IR e o controle remoto GC-7180, usando a Biblioteca para Infra Vermelho (NECIRrcv)
Código de programação para controlar os 3 LEDs com Receptor IR e o controle remoto RC-505, usando a Biblioteca para Infra Vermelho (IRremote)

Agora que já aquecemos as mãos e a mente... Abaixo podemos ver o esquema de ligação que foi usado na montagem da nossa Plataforma Robótica ou Carrinho, claro que veremos a montagem na protoboard, somente para exemplificar as ligações que são as mesmas que foram soldadas e escondidas dentro de nossa montagem.



Exemplo do esquema de ligação de 2 Motores com Receptor IR

Código de programação para rodar os 2 Motores com Receptor IR e o controle remoto Car MP3, usando funções e a Biblioteca para Infra Vermelho (NECIRrcv)

Exemplo do esquema de ligação de 2 Motores com Receptor IR

Código de programação para rodar os 2 Motores com Receptor IR e o controle remoto GC-7180, usando funções e a Biblioteca para Infra Vermelho (NECIRrcv)
Código de programação para rodar os 2 Motores com Receptor IR e o controle remoto GC-7180, sem funções e a Biblioteca para Infra Vermelho (NECIRrcv)
Código de programação para rodar os 2 Motores  com Receptor IR e o controle remoto RC-505, com temporizador ou delay e usando a Biblioteca para Infra Vermelho (IRremote)
Código de programação para rodar os 2 Motores  com Receptor IR e o controle remoto RC-505, sem temporizador ou delay e usando a Biblioteca para Infra Vermelho (IRremote)
Assista a vídeo aula que fizemos para ilustrar nossa 8ª aula do Curso de Arduino


Vale ressaltar que os exemplos acima tem como base um raciocínio simples, usando códigos mais simples ainda tendo em vista o nível iniciante de nossos alunos, futuramente vamos aprofundando e melhorando a codificação e funcionamento do mesmo.


A seguir temos o nosso trabalho para “casa ou mão na massa”, que é um desafio onde disponibilizamos um “tutorial” e/ou uma “vídeo-aula” onde o aluno ou os alunos do grupo deverão executar a tarefa proposta.


Vejam a seguir o vídeo aula deste mão na massa:



Lista de Materiais Necessários e Esquema:


Gerais: Cola quente, fios coloridos (azul, verde, preto e vermelho), ferro de solda, estilete, alicate de corte, etc...

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http://youtube.com/SMEsergio

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Curso de Arduino - Aula 07 - Plataforma Robótica, Controlando o Carrinho



A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada um.



Criadores/Idealizadores:

Giany Abreu
gianyabreu@yahoo.com.br
Sergio Graças
sergiogracas@yahoo.com.br



Nessa aula usaremos a Plataforma Robótica ou Carrinho que ensinamos o passo a passo no mão na massa número 6, que foi da aula anterior, ela foi montada através da junção de 2 carrinhos comprados no camelô ou que podem ser aproveitados de brinquedos que talvez você tivesse em casa, o mais importante é que os 2 modelos usados nessa montagem tenham as mesmas características ou melhor dizendo, que sejam iguais e preencham os requisitos do projeto.


Obs.: Nada impede de você comprar sua Plataforma pronta, na internet, existem diversos sites que vendem esse material já pronto, para quem tem a disposição uma certa verbinha para pagar.

Abaixo podemos ver o esquema de ligação que foi usado na montagem da nossa Plataforma Robótica ou Carrinho, claro que veremos a montagem na protoboard, somente para exemplificar as ligações que são as mesmas que foram soldadas e escondidas dentro de nossa montagem.
Exemplo do esquema de ligação de 2 Motores 







Código de programação para rodar os 2 Motores com o Arduino


No código abaixo temos o diferencial de usar funções criadas pelo usuário para facilitar e reduzir o número de linhas de código, principalmente nesse caso onde vamos repetir várias vezes o mesmo comando.

As funções são escritas basicamente assim:
___________________________
void nome_da_sua_funcao(){

// comandos que serão
//executados pela sua função

}
___________________________

Para chamar a função criada dentro do seu código, basta colocar o nome da mesma no lugar que deseja que ela seja executada, exemplo:
____________________
void loop(){

nome_da_sua_funcao();

}
_____________________

Veja abaixo um exemplo real e funcional, usando o mesmo código que usamos agora pouco para controlar os 2 motores Código de programação para rodar os 2 Motores com o Arduino, porém agora aprendendo a criar e a chamar funções.
Para os alunos, tendo como base o exemplo de código acima, tinham como objetivo dessa semana era que os mesmos conseguissem criar um código para o Arduino e nossa Plataforma Robótica ou Carrinho, onde com esse código o carrinho pudesse seguir um traçado (abaixo), sendo que o mais importante para esse momento era que eles conseguissem fazer e entender como era feito o movimento para frente, para esquerda e para a direita, não cobramos dos mesmos o tamanho do traçado e muito menos a exatidão do mesmo, mas sim a execução dos movimentos em sequência, como pode ser visto no desenho abaixo:
Legenda:
F = Frente
E = Esquerda
D = Direita




A seguir temos o nosso trabalho para “casa ou mão na massa”, que é um desafio onde disponibilizamos um “tutorial” e/ou uma “vídeo-aula” onde o aluno ou os alunos do grupo deverão executar a tarefa proposta.



Usaremos um TIP 31c para criar uma barra de leds que vão acender e apagar de acordo com uma musica que sera tocada e captada pelo circuito através de um plug P2 conectado a um emissor de som, em nosso caso um notebook.

Assista o vídeo abaixo:

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Curso HTML Progressivo - Como Criar Sites



É um site totalmente voltado para o ensino da criação de sites através do HTML e CSS, onde não é necessário se cadastrar ou baixar nada, apenas acessar e iniciar seus estudos.

Se você for iniciante no assunto, baste seguir o roteiro indicado no Índice, que indica os tutoriais numa sequência lógica, como se fosse um livro ou curso presencial. Caso já saiba HTML, CSS ou HTML5, você pode ir diretamente nas seções específicas do site e estudar, pois o material é dividido em assuntos específicos.

O curso inicia ensinando o antigo HTML 4.01, sem se preocupar (inicialmente) com o que caiu ou não em desuso, e ensina como criar um site em HTML "na mão", no código, usando ferramentas como Tabelas e Frames.

Em seguida o estudante é apresentado ao indispensável CSS, onde é mostrado como formatar um site e estilizá-lo, mostrando o que é usado pelos webmasters na criação de layouts profissionais e agradáveis, além de informar aos usuários as tags que caíram em desuso e o que é recomendável usar atualmente.


Há também tutoriais sobre o novo HTML5, ferramenta poderosa e flexível, que nos permite criar sites de uma maneira bem mais simples e de maneira que só era conseguida, antes, através de programação web.

O curso se completa com aulas sobre SEO (otimização de sites para motores de busca, como o Google) e monetização de sites.

Há também a indicação das melhores vídeo-aulas disponibilizadas no Youtube, review de livros sobre o assunto, dicas de apostilas gratuitas, códigos comentados, exercícios e indicação de como obter certificados online para os que desejarem trabalhar profissionalmente na criação de sites.

O HTML Progressivo faz parte do projeto Programação Progressiva, que visa ensinar diversas linguagens de programação e computação de um modo geral, como o Curso Java Progressivo e o Curso C Progressivo.

Fonte e Créditos: aqui

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Timekpr - ferramenta de controle parental para GNU/Linux


Timekpr é uma ferramenta para gerenciar e monitorar o uso do computador para cada um dos usuários do sistema ou rede. Com Timekpr você pode limitar o uso com base em uma duração específica e definir os momentos do dia em que o usuário não pode acessar o sistema. Timekpr é uma ferramenta de controle parental que pode ser muito útil para limitar o acesso de crianças (e jovens) em horários inoportunos.


Timekpr trabalha com as regras estabelecidas para cada um dos usuários do sistema, de modo que o administrador pode definir para cada um deles uma configuração de bloqueios e acessos totalmente diferente. Você pode definir o tempo máximo em minutos de uso por dia e durante toda a semana ou definir o intervalo do dia em que o computador pode ser usada tanto como um dia para toda a semana.

ADICIONANDO O PPA E INSTALANDO O PROGRAMA

Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e digitar os seguintes comandos:

PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!

sudo add-apt-repository ppa:mjasnik/ppa + ENTER 
sudo apt-get update + ENTER 
sudo apt-get install timekpr + ENTER 

Ou faça o download neste link.


ACIONANDO O PROGRAMA

Caso você recebe a seguinte mensagem:


Isso significa que você não tem usuários com tipo de conta "padrão" no sistema. Ou seja, não faz sentido ter uma ferramenta como esta para administradores. Se quiser experimentá-la, você deve criar um usuário com privilégios limitados:


A interface do programa:


disponível para:
página do projeto: github.com/simgunz/timekpr

Fonte e Créditos: aqui

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Curso de Arduino - Aula 06 - Motor, LDR, Potenciômetro e teclado


A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada um.



Criadores/Idealizadores:

Giany Abreu
gianyabreu@yahoo.com.br
Sergio Graças
sergiogracas@yahoo.com.br




1 - Como deve ser feita a ligação de um Motor de 3 ou 5 volts ao Arduino, com a ajuda de um Resistor, um TIP (Transistor) 120 ou 122 e um CASE para 4 Pilhas AA.



Um exemplo do esquema de ligação do Motor ao Arduino





2 - Partimos então para o projeto "Controlando a velocidade do Motor com Potenciômetro", onde a ideia era controlar a velocidade com que o Motor iria girar, enquanto o potenciômetro fosse girado para esquerda ou para direita (0 ou 1023).



Um exemplo do esquema de ligação do Motor e Potenciômetro ao Arduino

3 - Partimos então para o projeto "Controlando a velocidade do Motor com Teclado". 

Um exemplo do esquema de ligação do Motor ao Arduino

4 - Como deve ser feita a ligação de um Motor de 3 ou 5 volts ao Arduino, com a ajuda de um Resistor, um TIP (Transistor) 120 ou 122 e um CASE para 4 Pilhas AA.

Um exemplo do esquema de ligação de 2 Motores ao Arduino

5 - Acendendo e apagando LED de acordo com a luz (claridade) do ambiente, usando um sensor LDR.

Um exemplo do esquema de ligação de 1 LED e o LDR ao Arduino

6 - Controlando o brilho do LED de acordo com a luz (claridade) do ambiente, usando um sensor LDR.

Um exemplo do esquema de ligação de 1 LED e o LDR ao Arduino

7 - Acendendo a pagando 3 LEDs de acordo com a luz (claridade) do ambiente, usando um sensor LDR.

Um exemplo do esquema de ligação de 3 LEDs e o LDR ao Arduino

Assista abaixo a nossa aula em vídeo




A seguir temos o nosso trabalho para “casa ou mão na massa”, que é um desafio onde disponibilizamos um “tutorial” e/ou uma “vídeo-aula” onde o aluno ou os alunos do grupo deverão executar a tarefa proposta.

Vamos colocar a "Mão na Massa 06", mostrares como fazer a adaptação de 2 carrinhos de brinquedo, que encontramos em diversas lojas populares, em muitas barracas de camelô ou até mesmo nas feiras livres, você pode aproveitar aqueles carrinhos velhos que tem em casa ou na casa de amigos.

O mais importante é que os 2 modelos usados nessa montagem tenham as mesmas características ou melhor dizendo, que sejam iguais e preencham os requisitos do projeto, dessa forma poderão ser usados como uma Plataforma Robótica de baixo custo.

Abaixo você vai encontrar a lista dos materiais necessários para esse trabalho, observe com atenção, os materiais são bem fáceis de serem encontrados.


Material usado:

2 Carrinhos pequenos (imagem meramente ilustrativa);

2 TIPs 120 ou 122;

2 Resistores de 1Kohm ou outro que achar por bem;

4 Pilhas para os carrinhos (recarregáveis ou não);

1 Carregador (no caso de pilhas recarregáveis);
imagem meramente ilustrativa

4 Pilhas ou 1 bateria de 9V para o Arduino;

1 Case para pilhas;

1 Plug P4 macho;

1 Adaptador P4 macho para bateria;

Abaixo temos uma vídeo aula ensinando a montagem da plataforma, com diversas dicas e explicações em tempo real

Obs.: Nada impede de você comprar sua Plataforma pronta, na internet, existem diversos sites que vendem esse material já pronto, para quem tem a disposição uma certa quantia para pagar.

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Para assistir a diversas vídeo-aulas, basta acessar o nosso canal no youtube:

http://youtube.com/SMEsergio

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Criando poster com o Posterazor



Se você precisa de imagens e/ou textos grandes para utilizar em murais, utilize o programa PosteRazor que está na Customização Liberdade. Vá em aplicativos > Gráficos > Criador de Poster em PDF PosteRazor.

A Coordenação está disponibilizando este tutorial. Estude e divulguem entre os professores mais este recurso! Nas imagens abaixo:

Os mapas da Europa, América e mundi impressos em 12, 09 e 15 folhas respectivamente, além dos mapas que serão trabalhados individualmente.


Publish at Calameo or read more publications.

Assista um pequeno vídeo sobre o programa
Fonte e Créditos: aqui

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HPHLIP 3.14.4 lançado com suporte para mais Impressoras e para Ubuntu 14.04


HPLIP (HP Linux Imaging and Printing) é um projeto patrocinado pela HP para fazer suas impressoras compatíveis com sistema GNU/Linux. Esta versão traz suportepara mais impressoras, incluindo suporte para HP Color LaserJet Enterprise M651dn Printer, HP Color LaserJet Enterprise M651n / M651xh Printer, HP Color LaserJet Enterprise Multifunction M680dn / M680f M680z Printer, HP Color Laserjet Pro MFP M476dw / M476nw / M476dn, HP LaserJet Pro MFP M128fn / M128fp / M128fw, entre outras (release notes).

BAIXANDO E INSTALANDO O PROGRAMA

Para baixar e instalar o HPLIP 3.14.4 abra um terminal e digitar o seguinte comando:

cd /tmp + ENTER 
wget ufpr.dl.sourceforge.net/project/hplip/hplip/3.14.4/hplip-3.14.4.run + ENTER 
sh ufpr.dl.sourceforge.net/project/hplip/hplip/3.14.4/hplip-3.14.4.run + ENTER 

Siga o assistente atentamente e responda as perguntas, de acordo com as suas necessidades, até a conclusão da instalação. Reinicie o sistema.

Ou faça o download neste link.

disponível para:
sob a licença: GPL v2 | Licença MIT | Licença BSD
página do projeto: hplipopensource.com
Fonte e Créditos: aqui

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