Documentos OX - OpenOffice chega com um design totalmente novo


O OpenOffice é uma suíte de escritório bem conhecida e que usa código fonte aberto, atualmente vem sendo desenvolvido pela Apache Software Foundation como o OpenOffice Apache (AOO).

Com o OpenOffice, você pode criar, reproduzir e editar documentos em formato livre ou documentos de importação e exportação em um formato proprietário do Microsoft Office.

Alguns desenvolvedores do OpenOffice decidiram fundar a equipe Open Xchange e iniciar o documentos OX, que é um projeto de uma suíte de escritório baseada no OpenOffice, acessível através da Web, até mesmo a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Documentos OX é um projeto que espera trazer a qualidade da suíte de escritório open source para a web, oferecendo uma alternativa viável para o Google Docs e serviços semelhantes.

A fonte de todo o projeto será lançado sob uma licença dupla, GPLv2 e Creative Commons, também terá em breve uma funcionalidade integrada para a gestão de notas semelhante ao Evernote e o Google keep .


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Lançado Red Eclipse 1.4, um excelente game de tiro em primeira pessoa


No último dia 22 de março, os desenvolvedores do Red Eclipse, um excelente game de tiro em primeira pessoa, opensource e multiplataforma, lançaram a versão 1.4 do seu jogo. Red Eclipse é um game Free e Open Source, construído com Cube Engine 2 usando SDL e OpenGL.

O estilo arena de tiro é voltado principalmente para os jogadores casuais.

O game conta ainda com um editor de fases que permite ao jogador criar seus próprios mapas on-line cooperativos.


Red Eclipse 1.4 (Elara Edition) pode ser baixado no SourceForge e está disponível para GNU/Linux, BSD, OSX e Windows.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial: http://www.redeclipse.net.

Com informações de Red Eclipse e The H Online.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Lançado Linux Mint Debian 201303


Os desenvolvedores do Linux Mint anunciaram no último dia 20, a disponibilidade do Linux Mint Debian 201303, que inclui os ambientes Cinnamon 1.6 e MATE 1.4, entre outras diversas melhorias na interface, pacotes e correção de bugs.

O Linux Mint Debian Edition (LMDE) é uma distribuição GNU/Linux semi-rolling distribution, baseada no Debian Testing. Ela está disponível tanto em
32 quanto em 64-bit como um live DVD com MATE ou Cinnamon, ambos projetos de ambientes gráficos que surgiram através de forks feitos pela própria equipe de desenvolvimento do Linux Mint. O propósito do LMDE é seguir a edição principal do Linux Mint provendo suas mesmas funcionalidades, porém usando o Debian como base. Vale lembrar que o projeto principal do Linux Mint usa o Ubuntu como base.

O LMDE é 100% compatível com os repositórios do Debian Testing.
O download desta versão pode ser feita através de torrents:



Outras opções de download podem ser encontradas no post do site oficial.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

WebcamStudio disponível via PPA para Ubuntu


WebcamStudio é uma ferramenta de código fonte aberto e multi-plataforma que nos permite configurar a webcam ou criar uma virtual pode misturar diferentes fontes e ainda poderá ser usada para carregar os vídeos (inclusive ao vivo) para serviços de streaming como o Bambuser, UStream, Justin, Livestream e Stickam e/ou outros serviços de vídeo.

Podemos usar WebcamStudio para fazer o upload de vídeo no Skype ou em outra rede social que permita a integração de vídeo de webcam.

WebcamStudio também nos oferece ferramentas úteis que nos permitem adicionar fontes de mistura ou mixagem, gravar o nosso ambiente de trabalho (inteiro ou apenas uma parte da janela principal) e você pode adicionar vídeos, textos, vários canais de bate-papo IRC, sites (via RSS), várias animações, imagens e muito mais.

Com WebCamStudio você poderá facilmente criar sua webtv.

Para instalar e manter seu WebcamStudio atualizado, basta abrir um terminal e digitar:


$ sudo add-apt-repository ppa:webcamstudio/webcamstudio-dailybuilds + enter
$ sudo apt-get update + enter
$ sudo apt-get install webcamstudio + enter

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Lançada edição n.43 da Revista Espírito Livre



Muito se fala do uso do software livre, do OpenSource e dos padrões abertos em ambientes educacionais e na academia. Muitos casos de sucesso são relatados aos quatro cantos. Até parece fácil implementar uma política de uso de software livre nestes espaços. Mas não é bem assim. E é por esta razão que a edição especial sobre o tema Educação foi lançada. Ao longo de nossos vários anos de caminhada percebemos que ainda existe muito a ser feito. Vários alunos sequer sabem o que é software livre e para que serve. Muitos confundem e associam o acesso ao código fonte com insegurança ou ainda o fato do termo “livre” representar algo como gratuidade. Alguns acham que o fato do software livre ser quase sempre acessado de forma gratuita e construído em grande parte por comunidades e voluntários o torna inferior ou pior que soluções proprietárias.

Várias matérias vêm apresentar exatamente o contrário do que muitos pensam ou acham sobre o uso do software livre na educação. Existem desafios sim. Existem dificuldades. Muitos não entendem ou não querem entender. Alguns poucos guerreiros “compram briga”, “vestem a camisa” e erguem a bandeira do software livre nestes espaços de ensino e aprendizagem. Pode ser que para certas pessoas tal situação se assemelhe aos tempos de rebeldia e revoltas estudantis, mas aqui falamos de algo ainda mais complexo. Vivemos em um tempo de lobbies, subornos e pagamento de propinas por parte de grandes empresas para que seus produtos sejam “aceitos mais facilmente” por governos e órgãos. Vivemos em tempos polêmicos que a cada dia percebemos o quão importante é plantarmos uma sementinha de esperança na mente de crianças e jovens para que usufruam de um futuro melhor e livre. Vivemos em um tempo de mudança. Aproveite e faça a sua parte também nesse processo.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Samsung Kies Air no GNU/Linux

Dica que ensina como gerenciar o conteúdo do seu aparelho Android, usando o computador (com GNU/Linux, ou outro sistema) numa conexão sem fio. 

1. No seu aparelho Android, instale o Kies Air pela Google Play Store

2. Após instalar, inicie o aplicativo no Android. O PC e o Android precisam estar na mesma rede sem fio. 

3. Na tela do aparelho Android aparecerá um endereço do tipo: http://192.168.alguma.coisa 

4. No seu navegador, no PC, digite o endereço que está no aparelho Android na barra de endereço. 

5. Será solicitado, no navegador, um código PIN. O mesmo estará na tela do aparelho Android. Basta ver, digitar no navegador e clicar em: OK 

6. O Java será acionado e você precisará dar permissão, se for a primeira vez. 

Pronto! 

Com isso, você criou uma ligação sem fio entre o seu PC e o seu aparelho com Android e poderá manipular todo conteúdo do aparelho de forma simples. 

Dica testada com a distribuição Lubuntu 12.10 e com o aparelho Samsung Galaxy SIII com Android 4.1.2.



Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Podcast sobre o Flisol no Rio de Janeiro em 2013

Este podcast foi retirado do site do Paulo Santanna, depois que conversei com o Cadunico, estamos colocando aqui para divulgar o evento e para que vocês possam saber um pouco mais sobre o FLISOL, todos os créditos pelo podcast são do Cadunico e de Paulo Santanna.



Informações sobre o evento


Este ano a edição carioca do FLISOL acontecerá no CEFET/RJ – Campus Maracanã no dia 27/04 das 09h às 18h. Traga seu computador para instalação gratuita de GNU/Linux e vários outros Software Livres. Aproveite para também assistir as Palestras e Light Talks que acontecerão durante todo o dia. 

Para quem não conhece o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é o maior evento da América-latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4º sábado de abril de cada ano. 

Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento. 

FLISOL/RJ

Data: 27/04/2013

Horario: 09h às 18h


ENTRADA FRANCA


0 comentários:

Atualização do TeamViewer para Android torna o acesso remoto ainda mais fácil


Tampa, Florida, 21 de Março de 2013 – A TeamViewer, um dos provedores mais populares do mundo de controle remoto e software de reuniões online, anuncia hoje uma atualização de seu aplicativo TeamViewer Android para Controle Remoto. A atualização faz com que o acesso remoto móvel se torne ainda mais fácil com o controle de toque direto e novos recursos, incluindo:

  • Novo Método de Entrada para Tablets – controle de dispositivos remotos com o toque direto ao contrário do cursor do mouse
  • Gestos do Windows 8 – tablets Android podem controlar remotamente aparelhos com o Windows 8 utilizando gestos nativos do sistema operacional mais recente da Microsoft (veja vídeo http://www.youtube.com/watch?v=4IlXZPVEIos)
  • Otimizações para o Android 4.2
A atualização do aplicativo TeamViewer Android para Controle Remoto irá fornecer uma funcionalidade essencial para os usuários de tablets Android ao acessarem dispositivos remotos. Melhorias adicionais incluem mudanças nas definições do aplicativo e no processo de registro da conta, além de novas instruções do aplicativo.

“A última atualização do aplicativo TeamViewer Android para Controle Remoto reflete a crescente demanda de nossos clientes”, disse Holger Felgner, Gerente Geral da TeamViewer. “Mais e mais clientes da TeamViewer estão usando tablets Android para acessar suas máquinas remotas. O novo controle de toque direto e suporte para o Windows 8 com gestos nativos proporciona aos nossos usuários uma experiência mais fácil quando acessam remotamente seus computadores.”

Com o aplicativo TeamViewer Android para Controle Remoto, usuários são capazes de fornecer suporte remoto para colegas e amigos de qualquer lugar e à qualquer hora. O aplicativo inclui controle completo do teclado e permite aos usuários acessarem computadores com Windows, Mac ou Linux facilmente através de firewalls e servidores proxy.

Disponibilidade

O aplicativo TeamViewer Android para Controle Remoto pode ser baixado em http://www.teamviewer.com/download ou diretamente na loja da Google Play e está disponível para Android 1.6 e versões superioriores. Para informações sobre preços e licenças, visite http://www.teamviewer.com/licensing. Para usuários privados em um ambiente não comercial, o TeamViewer é totalmente gratuito com funcionalidade sem limitações.

Sobre a TeamViewer

Fundada em 2005, a TeamViewer foca no desenvolvimento e na distribuição de soluções high-end para comunicação e colaboração online. Disponível em mais de 30 idiomas, o software TeamViewer é um dos mais populares provedores de controle remoto e apresentações online, em todo o mundo. Para mais informações sobre o TeamViewer, em português, por favor acesse: www.teamviewer.com

Com informações de TeamViewer.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Instalar o Kernel Linux 3.8.4 no Ubuntu / Linux Mint

Está disponível o Kernel Linux 3.8.4. Esta é a quarta versão de manutenção para a série do kernel 3.8.x que traz várias mudanças e correções de bugs. Neste tutorial, mostraremos como instalar esta nova versão do kernel no Ubuntu / Linux Mint usando um script que fará a instalação automaticamente em seu sistema. O script de instalação é disponibilizado pelo pessoal do upubuntu.

Instalação de Kernel é um procedimento para usuários
capazes de desfazerem a ação, caso algo saia errado.


INSTALAR KERNEL 3.8.4

Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e digitar os seguintes comandos:

$ cd /tmp + enter
$ wget http://dl.dropbox.com/u/47950494/upubuntu.com/kernel-3.8.4 -O kernel-3.8.4 + enter
$ chmod +x kernel-3.8.4 + enter 
$ sudo sh kernel-3.8.4 + enter 
$ sudo reboot + enter 

Ou faça o download neste link.

Ao reiniciar o sistema abra um terminal e corra o seguinte comando para verificar e certificar a versão do seu Kernel:

$ uname -r + enter


REMOVER O KERNEL 3.8.4

Caso queira remover o Kernel recentemente instalado, faça:

$ sudo apt-get purge linux-image-3.8.4* + enter
 
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O mais velho torrent no The Pirate Bay é o filme Revolution OS sobre GNU/Linux


Em poucos meses o Pirate Bay irá comemorar 10 anos de vida, apesar das repetidas tentativas de fechar e a convicção de seus fundadores, recentemente abençoados pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos, esforçarem-se para que o projeto continue. O vasto arquivo tem mais de 2 milhões de arquivos - há torrentes que sobrevivem quase desde o início da aventura.

O mais antigo e ainda ativo - que tem pelo menos um semeador e um leecher - é oRevolution OS, um filme de 2001 sobre o nascimento e a história do Linux, Projeto GNU e software livre. O torrent foi carregado 31 de março de 2004 e, atualmente, ainda tem 27 semeadora.



(275.2 Mb, RMVB, RAR, Ubuntu One)

Ou baixe direto do thepiratebay.se/Revolution_OS

Ou no ngvision.org/686

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Avogadro - editor e visualizador de moléculas em 3D



Avogadro é um software desenvolvido por um conjunto de professores, que permite editar moléculas e montar as suas ligações. Esse software é gratuito e compatível com Windows, Mac e Linux, e essa é uma das vantagens sobre os demais programas similares, que não são multi-plataforma.

O Avogrado, por ser um potente editor de estruturas químicas orgânicas e inorgânicas, com uma interface de fácil entendimento e manuseio, pode ser utilizado como recurso na compreensão de conceitos como:geometria molecular, identificação dos ângulos de ligação, hibridações, cálculo de energia e massa molecular,arranjo cristalino em aglomerados moleculares entre outros.

Esse vídeo disponível no canal G-Fernandes ILYT do You tube, demonstra o passo a passo de como construir, desenhar e visualizar moléculas em 3D.


Retirado do youtube, direitos e créditos do autor do vídeo 


Links para download:
http://avogadro.openmolecules.net/wik... (para Mac OS, Linux e Windows)

Outros tutoriais:


O software permite a criação de moléculas utilizando o seu mouse. Basta clicar em alguma posição e arrastar para uma segunda para se obter uma ligação e duas moléculas.

Duas grandes vantagens em relação ao Software Chmescketch apresentando em um post anterior são a visualização das ligações e o idioma. Ao visualizar a estrutura 3D os tipos de ligações ( simples, duplas e triplas) são diferenciadas. Observe a figura que demostra a molécula de eteno construída no Chemsketch e no Avogadro respectivamente.


A outra facilidade é que, ao contrário do Chemesketch que possui sua plataforma em inglês, a do Avogadro é em português. 

Clicando em Construir e Inserir você tem acesso a um banco de dados de moléculas e peptídeos.

Clicando em Extensões e Criar Superfícies você pode visualizar a superfície de van der Walls ou a Superfície de Potencial eletrostático.

Essas são apenas algumas funcionalidades básicas que podem ser utilizadas no Ensino Médio. Explorando o software você irá encontrar muitas outras possibilidade de aplicação em química computacional, modelagem molecular, bioinformática,design de moléculas, ciências dos materiais e demais áreas relacionadas.

Fonte e Créditos: aqui essa postagem foi feita por Daniele Raupp

0 comentários:

SunVox o sintetizador


Descrição

SunVox é a ferramenta mais poderosa criação de música para o Android. 

Ele é um sequenciador padrão de pequeno e rápido baseado (rastreador) com sintetizadores modulares. 
Com este programa você pode compor músicas em qualquer lugar. Em qualquer dispositivo. Ele também está disponível (de graça!) Para Windows, Mac OS X, Linux, Maemo, Meego, PalmOS, Windows Mobile e iOS. 

Você pode ler mais informações sobre os rastreadores música aqui: http://en.wikipedia.org/wiki / Tracker_ (music_software)


Principais características

• Interface Modular. 
• Algoritmos synth altamente otimizado. 
• Suporte de 16/24/32bit WAV, AIFF e amostras XI. 
• multipista WAV exportação; 
• MIDI exportação; 
• Mic / Line-in de gravação; 
• tempo real gravação de quaisquer tipos de eventos sonoros; 
• XM (FastTracker) e MOD (Protracker, OctaMED) de importação.


Instruções

O menu principal -. botão com chave no canto superior direito da tela 
multitouch Use a escala / mover o conteúdo da linha do tempo e editor padrão. 
Como conectar um módulo para o outro? Para dispositivos multitouch: primeiro toque em toque fonte, segundo destino. Para outros dispositivos: selecione o primeiro módulo (fonte); clique no botão link, selecione o segundo módulo (destino).

Homepage SunVox oficial, manual do usuário, tutoriais em vídeo: http://warmplace.ru/soft/sunvox

Publique suas canções SunVox aqui: http://soundcloud.com/groups/sunvox

Soluções conhecidas para alguns problemas: http://warmplace.ru/android


Built-in sintetizadores e efeitos

Gerador Analógico; 
• DrumSynth com 120 únicos sons de bateria sintéticos; 
• sintetizador FM; 
• MetaModule (usá-lo para construir seus próprios sintetizadores / efeitos); 
• Sampler (formatos suportados: WAV, XI, AIFF ); 
• SpectraVoice (FFT baseada sintetizador quentes sons atmosféricos); 
• Cadeia Lateral Compressor; 
• Distorção; 
• Eco; 
• 3Band equalizador; 
• Filtro (passa-baixa, passa-alta, Band-pass, Notch); 
• Flanger ; 
• Loop (para efeitos de glitch); 
• Reverb; 
• Vocal Filtro (para simulação de voz humana); 
• Vorbis Player; 
• waveshaper; 
• e muito mais ...


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Curso de Arduino com a Desiree Santos


Arduino 

Turma aberta:

Período: 06/04/2013 e 13/04/2013
Horário: 09:30 h às 15:30 h – intervalo de 1 hora para o almoço
Local: Av. Rio Branco, 124 – sala 1102 | Centro

Inscrições via pagseguro: Caso não queira pagar via pagseguro, entrar em contato pelo e-mail: contato@edx.srv.br 

Objetivo do curso: Desenvolver projetos eletrônicos interativos utilizando plataforma arduino.

Público Alvo: Entusiastas de áreas afins interessados em conhecer e desenvolver projetos com arduino.

Pré-requisito: Operar computador pessoal (acessar a internet, baixar e instalar programas), não sendo necessário prévio conhecimento em eletrônica.

Descrição: Curso teórico-prático que permitirá aos participantes ao final do evento. 
  • Conhecer a plataforma Arduino; 
  • Conhecer elementos básicos de eletricidade/eletrônica; 
  • Identificar alguns componentes eletrônicos; 
  • Montar os circuitos, integrando com a plataforma Arduino; 
  • Criar programas para a plataforma Arduino. 

Conteúdo programático:

1 aula

  • Introdução ao Arduino 
  • O que é o Arduino? 
  • Modelos de arduino 
  • O que é Shield e Sensor ? 
  • Preparando o ambiente de programação Arduino 
  • Conhencendo os componentes do kit de arduino 
  • Testando a placa Arduino 
  • Dica de livros de arduino
 
2 aula

  • Eletrônica Básica 
  • Corrente, Tensão e Resistência 
  • Corrente Contínua x Corrente Alternada 
  • Uso do multímetro 
  • Universo análogico 
  • Universo digital 
  • Atividades – montando circuitos elétricos 
  • Dica de livro de eletrônica 

3 aula

  • Programação 
  • Atividades com o componente elétrico LED 
  • Comando de decisao (If / else) 
  • Comentário 
  • Variável 
  • Tipos de variável 
  • Funções 
  • IDE Arduino 
  • Estrutura do scretch 
  • setup(), loop() 
  • digitalRead(), digitalWrite(), analogRead(), analogWrite(), delay() 
  • Dica de livro de programação linguagem C/C++ 
4 aula
 
  • Atividade – Projeto ligando/desligando um LED através de um push button 
  • Atividade – Projeto com Potenciometro 
  • Atividade – Sensor Luminosidade (LDR) 
  • Atividade – Sensor Temperatura (LM35) 
  • Atividade – Projeto com buzzer 
  • Dicas de sites nacional e internacional para comprar componentes eletrônicos. 
5 aula

  • Atividade – Projeto com Servo motor 
  • Atividade – Controle seu projeto via controle remoto 
  • Como controlar 110/220 v com 5v do arduino 

Instrutora: Desireé Santos


Mini cv da instrutora: Acadêmica Curso Superior dSistemas para Internet/CEFET-RJ, enamorada por desenvolvimento de software, organiza curso e hackday de arduino no CEFET-RJ e administra o grupo de Arduino do Rio de Janeiro – http://www.arduinrio.com


Ementa desenvolvida por Desireé Santos

Estamos apenas divulgando este trabalho.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

XBMC 12.1 disponível


A equipe XBMC anunciou recentemente o lançamento da primeira atualização para a versão 12 trazendo várias correções para melhorar o suporte especialmente no dispositivo Android. XBMC 12.1 Frodo melhora o suporte para Mac OS X, AppleTV, iPhone 5 e Android. Também melhorou versão Raspberry PI com várias otimizações para tornar o player mais efetivo para qualquer tipo de arquivo.

XBMC 12.1 Frodo é muito mais estável, especialmente no dispositivo Android e Raspberry PI. São várias correções que melhoram a inicialização e capacidade de resposta do centro de mídia de código fonte aberto.

Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e digitar os seguintes comandos:

PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!

$ sudo apt-add-repository ppa:team-xbmc/ppa + enter 
$ sudo apt-get update + enter
$ sudo apt-get install xbmc + enter 

Ou faça o download neste link.


disponível para:
página do projeto: xbmc.org
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Flisol 2013 no Rio de Janeiro


Este ano a edição carioca do FLISOL acontecerá no CEFET/RJ - Campus Maracanã no dia 27/04 das 09:00h às 18:00h. Traga seu computador para instalação gratuita de Linux e vários outros Software Livres. Aproveite para também assistir as palestra e light talks que acontecerão durante todo o dia. 

Para quem não conhece o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é o maior evento da América-latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano. 

Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento. 

FLISOL/RJ

Data: 27/04/2013
Horario: 09:00h às 18:00h
Local: CEFET/RJ - Campus Maracanã, Av. Maracanã, 229 Maracanã - Google Maps (Av. Maracanã, 229 Maracanã)

ENTRADA FRANCA

0 comentários:

Curso de Shell Script por Júlio Neves


Turma aberta:

Data: 06 à 10 de maio de 2013
Horário: 09:00 h às 18:00 h
Local: Av. Rio Branco, 124 – sala 1102 – Centro – Prédio do Clube de Engenharia
Valor: R$ 950,00

Parcelamento em até 5 vezes sem juros no cartão de crédito, via pagseguro. Somente pelo pagseguro é possível realizar o pagamento com cartão de crédito.

Caso não queira pagar via pagseguro, entrar em contato por telefone (21) 2509-2404 ou por e-mail: contato@edx.srv.br

Inscrição pelo pagseguro: O parcelamento em até 5 vezes sem juros no cartão de crédito é feito via pagseguro.

O objetivo deste treinamento é ensinar a automatizar toda a produção em máquinas com sistema operacional Linux ou Unix, além de resolver de forma muito rápida diversos problemas do cotidiano. Shell Script é uma linguagem de programação utilizada em diferentes sistemas operativos e o domínio do Shell Script proporciona a otimização de tarefas que são executadas com frequência.

Público Alvo: Técnicos, analistas, operadores, administradores de ambientes de infra-estrutura e desenvolvedores que desejam otimizar as tarefas diárias utilizando a linguagem Shell Script.

Ementa:

1ª Aula

  • Introdução ao Shell
  • Visão Geral do Sistema Operacional *N?X
  • Aplicabilidade do Shell?
  • Organização das Tarefas do Shell
  • PrincipaisShells
  • Bourne Shell
  • Bourne-Again Shell
  • Korn Shell
  • C Shell
  • Recordação do Básico de Shell
  • Usando Aspas, Apóstrofos e Barra Invertida
  • O Uso de Crase e Parênteses
  • Caracteres de Redirecionamento
  • Exercícios
  • Comandos de manipulação de cadeias
  • Rápida olhada nos comandos do editor ed

2ª Aula
  • Expressões Regulares (apresentação em slides)

3ª Aula

  • O Comando sed
  • A opção –n
  • A Família de Comandos grep
  • A opção -c
  • A opção -l
  • A opção -v
  • A opção -o
  • A opção -A
  • A opção -B
  • A opção -q
  • Os Comandos para Cortar e Colar
  • Cortando Cadeias de Caracteres – cut
  • Colando Cadeias de Caracteres – paste
  • A opção -d
  • A opção -s
  • O tr transforma Cadeias de Caracteres?
  • A Opção-s
  • A Opção -d
  • O comando expr
  • Aritimética em Shell
  • O comando uniq
  • A Opção -d
  • A Opção -c
  • Exercícios

4ª Aula

  • Começando a Programar
  • Executando um Programa
  • Usando Variáveis
  • Para Criar Variáveis
  • Para Exibir o Conteúdo das Variáveis
  • Passando e Recebendo Parâmetros
  • O Comando que Passa Parâmetros
  • O comando xargs
  • A opção -n
  • A opção -L
  • A opção -t
  • A opção -p
  • A opção -i
  • Os primeiros Programas
  • Programa Para Procurar Registros em Arquivo
  • Programa para Inserir Registros em Arquivo
  • Programa para Remover Registros em Arquivo
  • Exercícios

5ª Aula

  • Comandos Condicionais
  • O Bom e Velho if
  • O Comando test
  • O test de Roupa Nova
  • Negando no if
  • O and no comando if
  • O or no comando if
  • Disfarçando de if
  • &&(and ou e lógico)
  • || (or ou ou lógico)
  • O Uso do case
  • Exercícios
  • Instruções de Loop (ou Laço)
  • O comando for
  • O comando while
  • O comando until
  • continue e break
  • Exercícios

6ª Aula

  • O Comando read e seus agregados
  • Posicionando o Cursor
  • Afinal Como é que se Lê?
  • Leitura Dinamizada
  • Leitura Sob o Bash
  • Opção -p
  • Opção -t
  • Opção -n
  • Opção -s
  • O Comando printf
  • Exercícios

7ª Aula

  • Várias Variáveis
  • Exportar é o que Importa
  • O Comando ponto
  • Principais Variáveis do Sistema
  • Vetores (Arrays)
  • Vetores associativos
  • Expansão de parâmetros
  • Exercícios

8ª Aula

  • Etcétera
  • Uso do eval
  • O Comando wait
  • O Comando trap

9ª Aula

  • Parâmetros
  • Construções com Parâmetros e Variáveis
  • Funções
  • Named Pipes
  • Substituição de processos
  • Coprocessos (threads)

10ª Aula

  • Fatiando Opções
  • Depurando Erros em um Script
  • Mandando no Terminal (Usando Cores e Posicionando Cursor)
  • Macetes, Macetes & Macetes
  • Exercícios

Carga Horária:

40 (quarenta) horas (5 dias / 8 horas por dia ou 10 dias / 4 horas).

Pré-Requisitos:

Conhecimento de alguma linguagem de programação ou lógica de programação.

Incluso:

Apostila
Certificado de Participação

Instrutor:

Julio Cezar Neves

Estamos apenas divulgando essa informação por acreditar que este tipo de curso seja de extrema importância para todos, essa  informação foi retirada daqui: http://goo.gl/JTQ98

0 comentários:

GAMES PARA LINUX: FRETS ON FIRE

Jogue Guitar Hero sem sair do Linux!

O Guitar Hero é o game de simulação de guitarra mais famoso, juntamente com o Rock Band talvez, acontece que esses games, apesar de serem muito bacanas são pagos e para plataformas fechadas, para suprir esta lacuna é que existe o Frets on Fire.

Frets On Fire

O game e produzido pela Unreal Vodoo, e sua jogabilidade é tão boa quanto os games famosos do gênero, e a ideia é jogar com o teclado mesmo, é um jogo feito para computador. A grande vantagem de ser Open Source é que é possível instalar muitos Mods e adicionar novos músicas.

Frets on Fire com Mod Guitar Hero


Download e instalação

Se você usa o Ubuntu ou algum derivado, você encontra o Frets on Fire diretamente nos repositórios e poderá instalá-lo através da Central de Programas:


Ou pelo terminal:

$ sudo apt-get install fretsonfire + enter


O game ainda é multi-plataforma, existem versões para Windows e Mac, além é claro, do Linux.
Acesse o site do projeto clicando aqui.


Link Útil

Acesse o Fórum do Game clicando aqui, nele você encontra muitas dicas para instalar novos Mods no Game, além de macetes.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre