ICExduino contribuindo na comunidade Open Source - Ardublock

O Daniel Girardi está ajudando a desenvolver o projeto Ardublock. Este projeto consiste da criação de uma interface de programação (IDE) para o Arduino, voltada para não programadores (crianças e adultos). A IDE usa uma estrutura de blocos, onde você simplesmente arrasta blocos de instruções que vão se conectando para formar o código do Arduino. Abaixo há dois exemplos clássicos, o primeiro é o código para piscar um LED e o segundo é um código para controlar o brilho do LED através do potenciômetro.

Pisca o Led a cada 1 segundo.

Controla a intensidade do brilho do LED através de um potenciômetro.

Veja como a programação é muito mais simples e intuitiva. O projeto está sob a licença GNU-GPL que permite que qualquer pessoa pode copiar, distribuir e modificar livremente. O código fonte do projeto pode ser baixado em https://github.com/danielfsc/ardublock e o código fonte original pode ser baixado em https://github.com/taweili/ardublock .


Para quem quiser apenas utilizar o Ardublock, pode baixar o programa AQUI - ardublock-all.jar. O processo de instalação é o mesmo para qualquer sistema operacional:

Abra o Arduino e vá em File > Preferences;
Na janela que abrir, localize a informação "Sketchbook location:";
Abra o navegador de arquivos e dentro da pasta que está indicada em "Sketchbook location:" crie as seguintes pastas: tools>ArduBlockTool>tool;
Dentro da pasta "tool" (a última pasta da árvore) salve o arquivo ardublock-all.jar;
Agora é só fechar e abrir novamente o arduino. Para acessar o Ardublock, há um link na aba Tools.

Onde fica o atalho para abrir o Ardublock.

O Ardublock é completamente integrado a interface do Arduino. Ao clicar em "Enviar" ele converte a estrutura de blocos para a linguagem Wire (a linguagem de programação do Arduino), coloca o código no programa do Arduino e faz o Upload para a placa Arduino. A única coisa que o Ardublock faz é traduzir a estrutura de blocos para Wire, portanto, as configurações de "Board" e "Serial Port" precisam ser feitas no próprio Arduino.

A vantagem do Ardublock frente as outras IDEs no formato de bloco, é que ela é de código aberto e gratuita. Além disso, ela permite que você veja o código em Wire, nenhum outro software permite isso. Para finalizar, deixo mais um código feito no Ardublock, esse é para o brilho do LED ir aumentando gradativamente.

Um programa para aumentar o brilho do LED gradativamente.


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre