Valve destaca beta do Steam para Linux na sua página

O Steam para Linux já tem uma grande quantidade de usuários. E a Valve está disposta a investir mesmo na plataforma: o Steam Box rodará Linux por padrão.

Com o impulso da Valve há uma corrida para melhorar os drivers proprietários. A Nvidia é um bom exemplo: ela que sempre foi criticada no que toca ao suporte ao Linux, se tornou uma das grandes parceiras da Valve na otimização dos drivers para o pinguim. Sem tanto alarde a AMD também está correndo: a nova versão 13.1 do seu driver proprietário para Linux corrige alguns problemas percebidos ao usar os jogos do Steam.

O desempenho dos jogos no Linux impressiona, calando a boca de muitos céticos durante a fase em que o Steam no Linux era apenas um boato (fase essa que durou vários anos). O maior problema fica pela pequena quantidade de títulos. A Valve precisa convencer produtoras a investir no Linux, o que ainda deve levar um bom tempo. Mesmo no OS X a quantidade de títulos é bem menor quando comparado ao Windows. Não há muito o que fazer a não ser ter paciência e continuar acreditando no projeto. A expressão "Games para PC" é praticamente um sinônimo de "Games para Windows".

Seja lá como for, a Valve está fazendo a parte dela, inclusive recomendando o Linux e dando-o a conhecer a novatos. A página do Steam destaca atualmente a versão beta para Linux:



Há inclusive um link para baixar o Ubuntu, além do tutorial de instalação do Steam no site da distro.

Atualmente há 62 títulos disponíveis para Linux na loja da Valve:


A grande maioria destes leva o selo "Steam Play", funcionando em todas as plataformas suportadas: Windows, Mac e Linux. Um ícone próximo ao título deixa claro para quais sistemas o mesmo está disponível. A tendência é que a quantidade de jogos aumente bastante, especialmente jogos baseados em OpenGL, que podem ser portados facilmente. Boa parte dos jogos para OS X são baseados em OpenGL, cujo port não é tão complicado para Linux.

O sistema tido por décadas como feio, de nicho restrito, difícil de usar... Está mudando, ainda que devagar.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre