Opera Ice: versão do Opera com WebKit para iOS e Android chega em fevereiro

O pessoal do Pocket-Lint presenciou uma apresentação do Opera Ice, novo navegador mobile da Opera Software que deve ser lançado em fevereiro.

A empresa está desenvolvendo um navegador com o motor WebKit, famoso pelo uso no Chrome e Safari. Parece ser a primeira vez que deixarão o motor próprio Presto de lado. Muitas coisas que apresentam problemas nas várias versões mobile do Opera deverão funcionar neste, ficando a par com os navegadores Chrome e Safari na maioria dos recursos.

Aparentemente a mudança se dá para aproveitar uma mesma base de código em todas as plataformas, mais especificamente iOS e Android (para Windows Phone nada ainda: irão esperar uma eventual popularização do sistema). A Apple é bem exigente. Não gosta de ver navegadores que não sejam baseados no WebKit rodando nos seus gadgets. Com o Opera Ice uma versão potente do Opera finalmente chegará ao iOS, que por enquanto tem apenas o Opera Mini, bem mais limitado.


Em vez de adaptar um navegador desktop para uma tela de toque, o Opera Ice foi projetado desde o zero para interação com toques: ele evita usar barras e botões fixos, abusando dos gestos. As tradicionais abas foram substituídas por ícones na tela inicial.


Lembra mais um lançador de apps do que um navegador, onde cada ícone abre um site fixado ali (ou webapp, como alguns costumam chamar).

Um Opera usando outro motor não será o mesmo "Opera" conhecido, mas para os usuários finais isso não importa muito.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre