Mercado de Python, porque aprender e como iniciar a programar com Python

O mercado de programação é um mercado muito dinâmico, é um mercado que hoje você está em alta, e amanhã você já não está mais. E além disto, tem o troca troca de linguagens de programação, até então a “grande sacada” para entrar no mercado era programar em Java… até então !

Mas, programar java não é mais a melhorar coisa a fazer ? Eu, Sérgio Berlotto, em minha humilde opinião pessoal lhe digo: não. Java Ainda está no mercado, e vai continuar por muito tempo ainda no mercado, e digo isto tomando como exemplo outras linguagens mais antigas como Cobol por exemplo, existe uma séria de sistemas em cobol que tem que receber manutenção ainda, e com a quantidade de sistemas feitos em java acredito que ocorra a mesma coisa futuramente, o profissional Java vai trabalhar em manutenção somente.

Tah, mas e qual é a grande sacada ?

De novo, na minha humilde opinião é:
Programador precisa conhecer não mais uma linguagem, mas sim várias linguagens, pois os sistemas estão muito variados e muito diversificados em suas estruturas. O que você precisa saber mesmo é lógica, matemática, isto sim nunca pode faltar.

Syntaxe agente não tem mais que saber de cor, syntaxe está na documentação, bibliotecas também, a mesma coisa, tudo está documentado. Pois uma boa linguagem de programação tem tudo a seu respeito documentado e de fácil acesso ao desenvolvedor.

E o mercado de Python ?

Este vem crescendo ainda. O Python já uma linguagem que ganhou o seu lugar no coração de muitas empresas, e empresas grandes como Google, Nasa, o Governo Fed. Brasileiro, entre outras, mas ainda o mercado local, o mercado daqui, aquele que me emprega e paga minhas contas, ainda não está muito visivel, mas aos poucos as vagas vem aparecendo. E quanto mais agente, nós programadores home-office utilizarmos o python e mostrar-mos o seu poder, mais esta linguagem vai estar disponível em vagas de emprego remuneradas.O Python ainda vai crescer muito quando entrar em definitivo nas escolas e faculdades.

E porque Python ?

Porque Python é uma linguagem que foi pensada e desenhada com foco no programador. Python dá muitas liberdades ao programador, mas com bastante segurança. Além disto, é uma linguagem que roda em muitas plataformas, sendo possível fazer um script python compatível com qualquer sistema operacional. Imagina seu script Python controlando a sua geladeira ? Hã ? Que tal ? Isto é possível. Com python conseguimos atingir praticamente todo e qualquer mercado de programação:


  • Websites
  • Rotinas de processamento
  • Mineração
  • Comunicação com periféricos
  • Controle de máquina
  • Servidor
  • Cliente
  • Desktop
  • Celular/Tablet
A documentação do Python é uma das melhores. Ao meu ver muito organizada, e bem separada para fácil entendimento. Lá você encontra resposta para muitos dos seus percalços.

Além disto, seja você programador de qualquer linguagem que seja, provavelmente não terá muito problema para iniciar no Python, porque python é uma linguagem multiparadigma, com ele você consegue criar programas em vários métodos:


  • Orientado a objetos
  • Estruturada
  • Funcional

Na verdade, isto que falei sobre python não é novo, é o que todos sabem, é o que todos falam sobre Python. Você vai ver mesmo é no seu dia a dia programando Python o porque de trabalhar com esta linguagem. Programar python é algo que te deixa feliz, é algo que te faz entender mais os problemas mesmo do que programá-los. Programar python é quenem ter um filho pequeno e vè-lo crescer, a cada dia tem uma palavra nova, uma ação diferente e sempre tem algo a para te alegrar ! Isto é Python, para mim é uma qualidade de vida !

Ok, agora, como começar a programar Python ?

Vamos fazer um hello world ?


print “Hello World!”

Agora salve como hw.py e rode no terminal de comando:]

$ python rw.py


Gostou ? Então amigo, python não é só isto, python é muito mais que isto, e para você iniciar a programar python, lhe indico dois pontos de partida:
Livro Python para Desenvolvedores – É um livro, criado por Luiz. E. Borges, com licença Creative Commons, que lhe ensina Python somente, sem lhe ensinar a programar, é voltado para quem já é desenvolvedor de software e quer aprender a linguagem somente.

Livro Aprenda Computação com Python – É um trabalho comunitário de tradução do livro “How to Think Like a Computer Scientist: Learning with Python”, de Allen Downey, Jeffrey Elkner e Chris Meyers, e é voltado para você que quer aprender a programar também, quer aprender mais sobre lógica.


E de resto, leia bastamte, converse sobre Python com seus colegas, vá a eventos sobre Python, veja palestrar, acompanhe as postagens e seja feliz programando com Python!

Postado Originalmente em: pythonrs.org

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre