LightZone renasce como software livre


Um dos primeiros alta qualidade editores de fotos RAW para desktops Linux foi LightZone, mas apesar de ter sido (inicialmente) de forma gratuita, era um produto proprietário. Infelizmente a pequena empresa por trás dele, eventualmente, fechou as portas, e ambas as versões gratuitas e pagas se foram, assim como as atualizações necessárias para suportar câmeras mais recentes. A empresa fechou suas portas definitivamente em 2011, mas o software pode retornar como um projeto de código aberto. Fãs do original ficarão satisfeitos, mas estes esforços ainda encontrarão pela frente um trabalho considerável antes que se torne em um projeto de comunidade auto-sustentável.

LightZone foi lançado em meados de 2005, primeiro para Mac OS X, seguido alguns meses depois, por uma versão para Windows. Mas o aplicativo foi escrito em Java, e em 2006, por um desenvolvedor da Light Crafts, empresa começou a construí-lo para GNU/Linux, bem como, os pacotes já compilados (com permissão) em seu site pessoal. A resposta foi positiva o suficiente para que a Light Crafts logo começasse a fornecer o LightZone para GNU/Linux como um release oficial, que, ao contrário das ofertas para os sistemas operacionais proprietários, era gratuito. Talvez essa situação obrigou-os a mudar de ideia (afinal, custava-se dinheiro para produzi-lo), foi quando a Light Crafts começou a cobrar por licenças para GNU/Linux também.


Obviamente que a correção de bugs é importante, mas LightZone como um projeto auto-sustentável tem uma tarefa mais difícil pela frente em outras áreas. Para começar, o projeto precisa decidir formalmente uma licença. O documento de direitos autorais no “source” foi importado com o resto do código, pois ela traz um curta, declaração de direitos autorais BSD-like do fundador da Light Crafts, Fabio Riccardi e uma data de 2011, mas o projeto terá de deixar isso claro. Seguindo em frente, como Tex Andrews publicou no site do novo projeto, o grupo terá que começar a trabalhar em documentação, traduções, e discutir “certas questões organizacionais que agora enfrentamos.”

A história completa em detalhes pode ser conferida aqui (em inglês).

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre