Curso de Arduino com 45 vídeo-aulas

O que é o Arduino?

Segundo a Wikipédia... "Arduino, palavra por vezes traduzida ao português como Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, na qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.

Pode ser usado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Uma típica placa Arduino é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagi-la em tempo real. Ela em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos deste modo, usando extensões apropriadas chamadas de shields. A interface do hospedeiro é simples, podendo ser escrita em várias linguagens. A mais popular é a Processing, mas outras que podem comunicar-se com a conexão serial são: Max/MSP, Pure Data, SuperCollider, ActionScript e Java..."

Veja também este Wikilivro


O curso

O curso que vamos lhes apresentar foi criado pelo Renato Aloi, a quem devem ser dados todos os créditos pela criação e liberação das vídeo-aulas em seu canal do Youtube.

O Autor criou uma Loja Virtual do Curso Arduino, para quem vai fazer o curso e quiser adquirir os componentes eletrônicos para executar as experiências mostradas durante suas aulas.

No site do Autor, você ainda pode encontrar 2 fóruns específicos para trocar experiências sobre as vídeo-aulas, bem como postar suas dúvidas e conversar com os demais alunos:

Assista a primeira aula:

Link para todas as 45 aulas.


Abaixo eu vou deixar mais alguns vídeos para que vocês possam ver um pouco mais do que é possível se fazer com o Arduino:






Em 2010 foi realizado um documentário sobre a plataforma chamado Arduino: The Documentary.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre