Configurando o microfone e Retirando o vocal no Audacity

Nesta vídeo aula, mostramos como configurar o microfone no sistema para ser usado no Audacity e dentro do Audacity, como deve ficar a configuração para que se possa usar para gravar a voz dos alunos para o Podcast ou a Rádio de nossas escolas.

Em sequência, mostramos de forma bem simples e eficaz, como retirar ou suprimir o vocal (voz) de arquivos mp3, para serem usados em Karaokê ou como Playback para montagens de paródias, etc...

Assista a vídeo-aula, quantas vezes for preciso, tenha paciência em executar os passos, uma vez que quanto mais atenção você tiver, maiores serão as chances de conseguir executar as tarefas e consequentemente chegar ao resultado esperado.


Como funciona?

A pergunta que você deve estar se fazendo é:

"Como isso funciona e, ainda, por que em algumas músicas a qualidade ficou muito boa e em outras, o macete praticamente não fez nada?"

A eliminação do vocal só é possível porque nas músicas gravadas em formato estéreo, na maioria das vezes, as vozes são gravadas no “canal central”, entre os instrumentos, que ficam balanceados, com o baixo basicamente para a esquerda e a guitarra teoricamente para a direita.

Sendo assim, na teoria a voz fica no meio desta brincadeira, quando separamos os canais e invertemos o canal direito, estamos de certa forma, desativando a voz (vocal), enquanto que o restante da gravação permanece teoricamente sem modificações.

Não é possível fazer esse macete em todas as músicas, por vários motivos. 

Outro fator importante é que quanto mais alta for a qualidade da gravação original, que você vá utilizar, melhores serão os resultados da brincadeira.

0 comentários:

Leap Motion - o sensor que promete substituir o mouse

Quando a ficção vira realidade

ESTARIA O MOUSE E TECLADO COM OS DIAS CONTADOS?
A Leap Motion é uma empresa de tecnologia baseada em São Francisco (EUA) que desenvolveu uma plataforma inovadora que levará o usuário a interagir de uma forma totalmente diferente com os computadores. A empresa desenvolveu um dispositivo USB que através de um software sofisticado é capaz de proporcionar uma precisão de um centésimo de milímetro em seus movimentos de interação com o computador. O sistema permite a realização de gestos normalmente usados em smartphones, como fazer movimentos com os dedos para ampliar ou diminuir uma imagem, pressionar botões, rolagem de página e etc.

Lep Motion representa uma forma totalmente nova de interagir com seus computadores. É mais preciso do que um mouse, tão confiável quanto um teclado e mais sensível do que um tela sensível ao toque. Pela primeira vez, você pode controlar um computador em três dimensões com a mão natural com movimentos dos dedos.
Este não é um sistema de jogo que simplesmente mapeia seus movimentos da mão. A tecnologia Leap é 200 vezes mais precisos do que qualquer outro dispositivo disponível no mercado. Tem o tamanho de uma unidade flash, o Leap pode distinguir os dedos e rastrear seus movimentos numa área de 1/100th de um milímetro. Ninguém precisará de um manual de instruções para usar a tecnologia.
Veja o vídeo promocional do produto:



Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Ardublock programar em blocos no arduino

Ardublock e um aplicativo que possibilita a programação dos microcontroladores que tem bootloader (arduino), a programação vai ficar parecida com fluxograma de ações, utilizando o Ardublock fica mais fácil de construir as estruturas logicas e mais fácil de programar por que você vê com mais facilidade o que esta fazendo, é mais fácil alterar o código ! há infinitas vantagens.


Se gostou e quer ver um tutorial bem interessante em português... basta acessar o link abaixo e colocar a mão na massa.

0 comentários:

Lançada LibreOffice Magazine


A Comunidade LibreOffice Brasil anunciou a primeira edição da revista LibreOffice Magazine no idioma português, na IX Conferência Latino Americana de Software Livre - Latinoware. A revista traz dicas, tutoriais e entrevistas relacionadas a suite de escritório Open Source LibreOffice

Também na página da Comunidade LibreOffice Brasil você encontrá a oportunidade de participar da Revista LibreOffice Magazine.

"Se você quiser colaborar com a revista, inscreva-se em nossa lista de discussão e colabore com a atividade que mais lhe agradar. Se você quer escrever, revisar ou diagramar, então, junte-se ao time de voluntários. A informação sobre a lista da revista encontra-se neste link:http://pt-br.libreoffice.org/suporte/listas-de-discussao/".

Download (em PDF)
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Revista Espírito Livre nº 39


O que podemos e o que não podemos fazer na internet? O que posso ou não posso fazer com o hardware e software que tenho em minha mesa? Mas o que muito se vê é que a ampla maioria pouco importa com as respostas a estes questionamentos. Talvez porque realmente não se importam ou porque já sabem que talvez em nosso país isso não vai levar em nada, seja uma punição ou seja conseguir as respostas. Até onde o cidadão pode ir?


(PDF | 72 páginas | 14,6 MB)

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Boot-Repair - adiciona suporte para Grub2


Boot-Repair é uma excelente ferramenta para resolver e gerenciar nosso bootloader. A equipe YannUbuntu acaba de liberar uma atualização para a versão 3.1.x. Esta versão traz alguns reparos na GUI também trazendo uma melhor na integração com GTK3 do novo Gnome 3.6. O novo Boot Repair adiciona suporte para Grub2, além de adicionar a capacidade de instalar o aplicativo diretamente dos repositórios da distribuição da Canonical a partir da versão 12.10.

Outra novidade do Boot Repair é o novo projeto de distribuição de Boot-Repair em Live-CD (baseada no Debian) para profissionais de manutenção, sendo possível fazer a restauração da gestão Grub, de sistemas operacionais. Boot-Repair também pode ser útil para usuários d MS Windows, já que permite a reparação ou reconstrução da MBR, bem como facilmente acessar o sistema e operar certos recursos, como redefinição de senha e etc.

PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!

Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos:

$ sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install boot-repair

Ou faça o download neste link.

Na execução do programa, será feito uma varredura a procura dos sistemas instalados:


A interface do programa:


As opções avançadas:


A guia Opções do GRUB:




Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Flowblade - editor de vídeo (via PPA)


Flowblade é um editor de vídeo multitrack não-linear projetado para fornecer uma experiência de edição rápida, precisa e realizar a tarefa da forma mais simples possível. Com Flowblade você pode inserir seus clipes na linha do tempo que suporta até 5 faixas de vídeo e quatro faixas de áudio. Aplicar zoom, efeitos de transição, mover e girar o vídeo com ferramentas de animação keyframed. Aqui mostraremos como instalar via PPA.

PPA de terceiros... adicione por sua conta e risco!Para instalar no Ubuntu basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos:

$ sudo add-apt-repository ppa:trebelnik-stefina/flowblade
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install flowblade

Ou faça o download neste link.

A interface do programa:


Com clip inserido:


Opções de renderização:


E até um editor de títulos:






Disponível para:
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

GIMP - texto em espiral


GIMP é um acrônimo para GNU Image Manipulation Program. É um programa livre distribuído para tarefas como retoque de fotografia, composição e criação de imagem. Ele pode ser usado como um simples programa de pintura ou profissionalmente para retocar suas imagens, entre tantas outras possibilidades do uso dos recursos. E nesta postagem mostraremos um passo-a-passo de como criar texto em espiral.

TEXTO EM ESPIRAL

Este tutorial pode ser reproduzido tanto na versão do Ubuntu (2.8.2), quanto na versão disponibilizada no Debian (2.6.10):
1 - Com o GIMP aberto, clique no menu "Arquivo > Nova...":


2 - No diálogo "Criar uma nova imagem" iremos aceitar o padrão para este exemplo. Clique em "OK":


Agora você tem uma imagem em branco de 640x400 pixels.

3 - Na "Caixa de Ferramentas" clique na "ferramenta de degrades" para selecioná-la:


4 - No diálogo "Propriedades da ferramenta", em "Forma", abra o menu de opções e escolha "Espiral (sentido anti-horário)":


5 - Na janela da imagem clique-segure-arraste, lembrando que a distância do degrade será a distância das "voltas" da espiral:


Você terá algo parecido com isto:


6 - Na "Caixa de ferramentas", selecione a "ferramenta de seleção elíptica":


7 - Selecione uma área do tamanho que deseja para sua espiral. Usaremos o "contorno" preto da imagem para criar o vetor:


8 - Iremos excluir o que está fora da seleção. Clique no menu "Selecionar > Inverter" (ou tecle CTRL+I):


9 - Tecle "Delete". Você deve ter algo semelhante à imagem abaixo:


0 - Não precisaremos mais desta seleção. Clique no menu Selecionar > Nada (ou tecleSHIT+CTRL+A);


11 - Na Caixa de ferramentas selecione a Ferramenta de Seleção por Cor:


Vamos selecionar a cor PRETA. Clique sobre algum ponto com cor a preta:


Você terá algo semelhante à imagem abaixo:


12 - Você precisará da aba VETORES. Na aba referida clique no botão Transforma a seleção atual em um vetor:


O vetor é criado, só não está sendo exibido:


13 - Se quiser pode excluir/apagar a camada com preenchimento degrade em espiral, não precisaremos mais dela. Se precisar crie uma nova camada, no meu exemplo aqui deixei uma camada com fundo branco só para facilitar a visualização;14 - Na aba Vetores, exiba o vetor clicando no ícone de visualização:


15 - Digite o texto que quiser:


16 - Clique com o botão direito do rato sobre o texto. No menu contextual clique em Texto ao longo do vetor:


Você terá algo semelhante à imagem abaixo:


17 - Exclua o primeiro vetor criado (seleção). Não precisaremos mais dele:


18 - Crie uma nova camada. Iremos deixar o texto em espiral independente da camada de fundo:


19 - Você agora tem um único vetor. Na aba Vetores, com o vetor do texto em espiral selecionado, clique no botão "Transforma o vetor em seleção":


Você terá algo semelhante à imagem abaixo:


Oculte o vetor do texto em espiral:


20 - Aplique o preenchimento desejado:


A partir daqui é só usar sua imaginação. Aplique os efeitos que desejar:


Leia o artigo original aqui.
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Fundação CECIERJ disponibiliza videos aulas do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação


A Fundação CECIERJ está disponibilizando videos aulas do Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação. O curso de nível superior adota a metodologia semipresencial e conta com videos aulas especialmente produzidas neste contexto. O curso tem como objetivo formar profissionais com competência para realizar, entre outras tarefas, instalações de redes locais; desenvolvimento de pequenos programas; instalação de sistemas operacionais para máquinas de pequeno porte; manutenção de banco de dados em computadores pessoais destinados a pequenas corporações e criação e manutenção de sites na web.

No link abaixo a Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) disponibiliza, ao público em geral, o acesso às suas videoaulas.

Fonte e Créditos: Aqui

0 comentários:

Pysycache - jogo infantil educativo para trabalhar a psicomotricidade


PySyCache é um software livre educacional para crianças de 4 a 7 anos de idade. Os usuários-alvo do PySyCache são as crianças mais jovens, mas crianças mais velhas podem se beneficiar assim como pessoas com deficiência (PySyCache pode ajudar na sua reabilitação). O principal objetivo é ajudá-lo no uso do mouse, como em movimentos, cliques com o botão esquerdo/direito, arrastar e soltar. O programa está nos repositórios oficiais do Debian e derivados.

INSTALAÇÃO MODO GRÁFICO

Para instalar o programa no Ubuntu, faça:
1 - Abra a Central de Programas do Ubuntu;
2 - Na Central de Programas, no campo de pesquisa busque por "pysycache";
3 - Faça clique-simples sobre o primeiro resultado para visualizar mais opções;
4 - Clique no botão "Instalar". A senha de administrador será solicitada, digite-a e clique no botão "Autenticar" para prosseguir;
5 - Isto pode levar alguns minutos. Aguarde...;
6 - Quando o processo de instalação for concluído, feche a Central de Programas.

INSTALAÇÃO MODO TEXTO

Basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos:

$ sudo apt-get install pysycache

Ou faça o download neste link.

A tela inicial do game:


Jogos de quebra-cabeça:


Jogos para trabalhar a psicomotricidade:


Trabalhe o controle do mouse:


Entre outros. Há um módulo para administradores.

Disponível para:

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre