Faça você mesmo tomadas USB para carregar seus gadgets

Você já imaginou como é não ter que depender de computadores ou cabos USB para carregar seus gadgets? E se você está cansado de sobrecarregar seu PC procurando portas disponíveis para fazer esse serviço trivial, já deve ter procurado socorro com adaptadores, ou carregadores que são plugados na tomada. Essas tecnologias nada mais são do que genialidades que te ajudam na tarefa de carregar seu dispositivo móvel em qualquer lugar.
Enquanto aqui no Brasil o novo padrão de tomadas ainda está em fase de adaptação, no mercado americano um novo tipo de interruptores estava sendo lançado e aplaudido pelos consumidores. A novidade era a tomada com entrada USB que se encaixava na sua parede como a U-Socket USB Wallplug, os portáteis carregadores com entradas USB: Share-A-Watt e FlipIt! Portable Power Strip e muitos outros.
Aqui no Brasil quem lançou a novidade foi a Siemens, com a linha Vivace, apresentando a inovação totalmente adaptada com os padrões nacionais, com saída dupla e indicação de estado (ligado/desligado). A dispensa do uso de computadores para carregar câmeras digitais, iPods, smartphones, iPads e outros dispositivos pode facilitar muito sua vida, e a empresa garante que o design inovador do interruptor dá um toque de modernidade a qualquer ambiente.
Esse lançamento já está disponível no mercado, com preço sugerido de R$ 80,00. Mais informações sobre a linha Vivace e outras lançadas pela empresa basta conferir o site www.siemens.com.br/vivace.
Agora, se você se espantou com o preço da Siemens e apesar de já ter posto a novidade na sua Wish list não está disposto a pagar tanto, nós te oferecemos uma alternativa que, certamente, te custará menos. Transforme sua tomada padrão em uma tomada com as entradas USB tão desejadas em 30 minutos.
Primeiro passo: Arranje os materiais
- 2 Mini Carregadores USB
- 1 placa de parede em branco (parafusos incluídos)
- 1 tomada Duplex padrão
- Cola
Ferramentas
Chave de fenda comum
Estilete
Broca
Lápis
Segundo passo: montagem
1. Plugue os Mini Carregadores USB na tomada Duplex.
2. Crie um modelo, colocando fita adesiva sobre ambos os carregadores como mostrado na foto, em seguida, corte em torno da borda exterior e não se esqueça de cortar as portas USB.
3. Marque o contorno dos carregadores USB na parte frontal (fora) da placa, assim você sabe onde o modelo deve ir.
4. Puxe o modelo para fora dos carregadores e aplique-o sobre a placa.(usando o contorno na etapa 3 para local adequado do modelo)
5. Marque a placa para mostrar onde as portas USB precisam ser cortadas.
6. Corte as abas de metal fora da tomada assim caberá na caixa elétrica.
Terceiro passo: corte os buracos na placa de parede
Use um estilete para cortar os dois buracos onde ficarão as entradas USB.
Quarto passo: cole os Mini carregadores já montados na placa de parede
Use a cola para fixar as entradas USB por trás da placa de parede que você cortou no passo anterior. Assegure-se de que não está colando os cabos junto, e que as entradas estão devidamente alinhadas com os buracos que você criou com o estilete.
Quinto passo: Conecte a fiação elétrica e monte sua tomada na parede
Se você sabe como mexer na parte elétrica, ótimo. Mas se desconhece, peça ajuda. Depois de conectada, use os parafusos da placa para fixar sua criação na parede.
Ela ficará assim:
O autor do tutorial foi encontrado no site www.instructables.com.
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Crosti - processar imagens sem dificuldade


Crosti é um aplicativo escrito em QT através do qual podemos processar imagens com facilidade e com grandes ferramentas integradas. Através do Crosti pode-se redimensionar ou girar a imagem, reduzir o número de cores, corrigir a saturação, nitidez, contraste e brilho e fazer a imagem de ponto de cruz, uma vez processado, é exibido o preview e pode-se salvar ou imprimir.


Crosti permite que você alterar ou adicionar novas cores para trabalhar em cada pixel da imagem. Há também um assistente útil que nos permite realizar algumas operações com facilidade e rapidez. Crosti suporta os formatos mais populares, como BMP, GIF, ICO, JPEG, JPG, MNG, PBM, PGM, PNG, PPM, SVG, TIFF, TIFF, XBM e XPM.

(RPM, DEB, EXE)
Licença: GNU General Public License (GPL)


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Baixe e busque legendas para seus vídeos do VLC com a ferramenta VLCSub

O VLSub é uma extensão do VLC para buscar e baixar legendas do site opensubtitles.org. A extensão pode pesquisar com base no nome do vídeo ou no seu título IMDB.
A extensão pode baixar legendas em cerca de 49 idiomas, incluindo Português, e deve funcionar com o VLC 1.1.0+ (foi testada com o VLC 2.0 e funcionou bem). Ela está disponível para Linux, Windows ou Mac OSX.
Instalação no Linux (é claro, rs)
1. Faça o download do VLSub aqui .
2. Crie o diretório ~/.local/share/vlc/lua/extensions  caso ele não exista:
mkdir -p ~/.local/share/vlc/lua/extensions
3. Mova o arquivo baixado anteriormente para o diretório que acabamos de criar:
cd ~/Downloads
mv [arquivo_baixado] ~/.local/share/vlc/lua/extensions
Agora reinicie o seu VLC e você deverá ver o VLSub no menu “Exibir” do VLC:


Aqui, selecione para procurar legendas por nome do vídeo ou por título IMDB, selecione o idioma que você quiser as legendas para e, em seguida, clique em “Go”.
O VLSub vai tentar encontrar todas as legendas correspondentes e exibir em uma lista:


Selecione uma das legendas encontrados e clique em OK. O VLSub irá baixar o arquivo de legenda desejado e renomeá-lo para corresponder ao seu vídeo, tornando-o pronto para exibição no VLC.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

GNOME Boxes: o gerenciador de VMs do Gnome

GNOME Boxes é uma poderosa ferramenta que gerencia máquinas virtuais (VMs), tanto a nível local quanto remotamente, com uma quantidade constante de inovação e estabilidade.
A nova versão 3.3.5 segue a nova abordagem do Projeto GNOME em termos de aparência, por conseguinte, quando o aplicativo é aberto, a janela apresenta-se com apenas um botão, “Novo” , expressando simplicidade (quase “simples demais” para uma ferramenta complexa).
A janela principal exibe uma curta introdução (explicando recursos do aplicativo), seguido da Seleção da Fonte: local ou online.
O design é impressionante, os ícones são grandes, ajudados por texto claros que servem para direcionar o usuário de forma adequada, além de não necessitar que nenhum software adicional seja instalado (como conta de convidado, kernel de virtualização e etc).
Instalando o GNOME Boxes 3.3.5
Adicione o seguinte PPA (a arquitetura necessária é amd64, e o PPA poderá estar instável até a liberação final do Ubuntu 12.04)
sudo add-apt-repository ppa:jbicha/dev
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-boxes
O aplicativo é rápido, suave, fácil de usar e, apesar de está em seus primórdios, se comporta profissionalmente.
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Ubuntu para Android na Mobile World Congress

Mobile World Congress 2012 começou ontem em Barcelona e a Canonical, participando pela primeira vez do evento, apresenta ao público o seu novo conceito do Ubuntu para Android.
Ela também irá demonstrar produtos já conhecidos por nós a este segmento da tecnologia, como a Ubuntu TV, Ubuntu Cloud, Ubuntu One e alguns hardwares com Ubuntu.
Se você não pôde estar lá para conferir de perto o Ubuntu para Android, veja abaixo uma demonstração dele:

fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Principais motivos que fazem os novos usuários desistirem de usar o Linux

Alguém decide conhecer um sistema Linux. Durante uma semana ou outra luta e reluta para se acostumar com um ambiente de trabalho diferente... mas se torna difícil porque falta tempo ou material de estudo. Portanto acaba desistindo. Será que você se identificou com essa situação? Se você está lendo esse artigo, no mínimo está querendo aprender mais sobre o assunto. E se você está lendo-o de um sistema operacional diferente do Linux, mas gostaria que fosse de um ambiente Linux... definitivamente você precisa continuar lendo ele agora mesmo!

Mas antes de começar, recomendo que leia isso:
Se você está aqui agora, com certeza precisa de uma força para continuar seus estudos. Portanto, com a minha experiência de vida pude observar que muitos deixam de usar um sistema Linux por 'n' fatores, mas que os principais são mais comuns que podemos imaginar.

Então acompanhe alguns deles:

1 - Quer aprender a usar, mas não quer usar...

Estranho, né? Eu sinceramente já me deparei com muitos casos com novos usuários que gostariam muito de usar o sistema Linux com mais frequência... mas simplesmente não usam o.O

Me responda... você está em um ambiente Linux agora?! Humm... não?! Então você acaba de fazer parte deste seleto grupo ;)

Simplesmente, novos usuários encontram muita dificuldade em usar sistemas Linux porque não se habituam com o novo ambiente! Alguns por receio em formatar sua máquina, removendo o sistema anterior para instalar um novo. Outros porque acham que lendo os blogs/sites sobre Linux e usando de vez em quando já basta para conhecer a nova ferramenta... e assim por diante!

Mas como resolver esse problema?

Muitos reclamam de tempo! Concordo que o tempo é prejudicial para alguns, mas que se você não tem tempo para se dedicar a alguma coisa; é melhor não continuar o.O Eu acho que isso serve para qualquer situação de nossas vidas!

Sendo assim, partindo pelo pressuposto que você tem tempo suficiente para aprender algo novo, eu tenho algumas dicas que podem resolver esse problema:
  1. Saiba como instalar o Linux sem comprometer a instalação de outro sistema pré-existente!
  2. Saiba porquê você precisa conhecer o conceito da virtualização de sistemas
  3. Saiba como instalá-lo como máquina virtual!
  4. Se decidiu usá-lo como dual-boot. Então precisa conhecer essas dicas
  5. Participe de um Curso Linux gratuitamente

2 - Dificuldade para encontrar material de estudo

Isso com certeza atrapalha e muito... tanto que criei o Linux Descomplicado com o intuito de facilitar a aprendizagem de novos usuários. Mesmo assim, isso não reflete na realidade existente. Pelo contrário, existem diversos blogs/sites sobre Linux que são, verdadeiramente, excelentes materiais de estudo.

Mas como resolver esse problema?

Para sanar esse problema segue uma lista dos principais blog/sites sobre Linux, que eu recomendo:

Underground Linux - http://www.udglinux.com/

E especialmente materiais, como o previsto Guia do Iniciante 2.0 são excelentes fontes de estudo o/

3 - Falta de foco...

Muitos usuários são atraídos a usar o Linux pela proposta do novo... novo sistema, nova ferramenta de uso pessoal, novo ambiente de trabalho, entre outros! Contudo, muitos não sabem porquê, de fato, estão aprendendo Linux. E isso é um grande problema.

Eu particularmente, comecei a estudar Linux por motivos profissionais e acabei tornando-o como ferramenta pessoal! Mas muitos estão se inserindo nesse universo por apenas curiosidade; para uso pessoal! E esse motivo "curiosidade" não motiva ninguém!! Concorda? Se você diz que está aprendendo alguma coisa, apenas para saber como funciona e como é; não terá ânimo nenhum para estudar mais e aprender mais coisas.

Mas como resolver esse problema?

O que deseja fazer com esse novo sistema? Eu lhe garanto que o que desejar fazer ele terá condições para prover... mas primeiro precisa saber o que deseja fazer!

Aqui no Linux Descomplicado, procuro atrair novos usuários com artigos de fácil acesso, sem muita complexidade. Mas as vezes me deparo com artigos mais "complexos"; e isso afasta esse perfil de usuário!

Sendo assim, se você deseja apenas usá-lo como ferramenta para uso pessoal, deve lembrar que precisa conhecer algumas peculiaridades do sistema. E se, para você, isso é um pouco "complexo"; é preciso rever o primeiro motivo desse artigo

4 - Comparações desnecessárias

Só existe comparação entre coisas do mesmo grupo ou setor... Então por quê comparar o Linux com outro sistema operacional? Sei que ambos são sistemas operacionais, mas possuem características totalmente diferentes!

Quem nunca ouviu isto: "Poxa... no Windows eu não preciso fazer isso! Lá é bem mais simples..."

Pois é... se você está propondo a mudar sua ferramenta de trabalho, deve lembrar-se que é necessário haver uma mudança de hábito. Não adianta nada pensar em mudar para o Linux se você toda hora fica comparando desnecessariamente com outro sistema operacional.

Mas como resolver esse problema?

Escolher usar o Linux não quer dizer que nunca mais usará outro sistema operacional. Pelo contrário... eu, particularmente, ainda hoje uso o sistema Windows por necessitar de alguns softwares que apenas rodam (ou rodam melhor) nessa plataforma!

É preciso aceitar que existem diferenças entre os sistemas (eu não estou dizendo que um é melhor que outro). E conhecer as peculiaridades de cada um para poder desfrutar ao máximo de cada recurso oferecido!

Para melhorar esse entendimento é preciso conhecer-las. Portanto descubra o que precisa saber para se dar bem no universo Linux.

Artigo originalmente publicado por Ricardo Ferreira Costa do Blog Linux Descomplicado

0 comentários:

YouTube Viewer - pesquisar e ver vídeos do YouTube via terminal


YouTube é o site mais conhecido e amplamente utilizado em todo o mundo para compartilhamento de vídeos e o sucesso tem criado muitas aplicações dedicadas com a funcionalidade de busca, exibição e download destes materiais. Se quiser pesquisar no YouTube sem usar nenhum navegador, você pode usar o YouTube Viewer.


YouTube Viewer é uma ferramenta simples com o qual podemos pesquisar e visualizar vídeos do YouTube diretamente de nosso terminal. Através do YouTube Viewer também pode exibir recentes playlists carregado por um usuário específico para personalizar a qualidade de vídeo, a resolução e muito mais.

INSTALAÇÃO

1 - Instale a dependência Mplayer. Abra um terminal e execute o comando:

$ sudo apt-get install mplayer

2 - Para Debian e derivados, execute os seguintes comandos:

wget -O youtube-viewer http://trizen.googlecode.com/files/youtube-viewer-bin

sudo install -Dm 755 youtube-viewer /usr/bin/youtube-viewer

Ou faça o download neste link.

ASSISTINDO VÍDEO

Para assistir algum vídeo basta executar num terminal:

youtube-viewer url-do-video

Exemplo prático:

youtube-viewer http://youtu.be/NqcItTDvnRg

PESQUISANDO VÍDEO

Para pesquisar basta digitar num terminal:

youtube-viewer palavra-chave

Exemplo prático:

youtube-viewer vrlivre

Você terá uma lista numerada de resultados. Digite o número correspondente ao vídeo que deseja assistir e aperte enter

Se, por exemplo, queremos apresentar os vídeos enviados por vrlivre com a TAG robotica, iniciando a pesquisa a partir da página 2 e queremos ver os filmes em fullscreen (-FS) e resolução de 720p, faça:

youtube-viewer --author=vrlivre robotica --page=2 -fs --720p

Para ver os vídeos enviados por um determinado usuário, faça:

youtube-viewer -up NomeDoUsuario

Ou seja: youtube-viewer -up vrlivre irá mostrar a lista de todos os vídeos enviados pelo vrlivre.

Para mais informações sobre YouTube Viewer basta digitar no terminal:

youtube-viewer --help

Ou...

youtube-viewer --tricks



Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Sigil - editor WYSIWYG de ebook multi-plataforma


Sigil é um editor de ebook WYSIWYG multi-plataforma com verificação ortográfica e com suporte a XHTML e SVG.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS:

  • software livre/open source sob a GPLv3;
  • roda em GNU/LINUX, Mac e Windows;
  • apoio total a UTF-8;
  • Múltiplas Visões: Vista, Vista código do livro e Visualização dividida;
  • editor WYSIWYG;
  • suportando todos os documentos XHTML sob a especificação OPS;
  • controle completo sobre sintaxe EPUB editando diretamente no modo de exibição do código;
  • Índice gerador com multi-nível de apoio a títulos;
  • editor de metadados com suporte completo para todas as entradas de metadados possíveis;
  • interface com o usuário traduzida em 15 idiomas;
  • verificação ortográfica com dicionários configuráveis;
  • localizar e substituir;
  • apoio e suporte SVG XPGT básico;
  • suporta à importação de EPUB e arquivos HTML, imagens, folhas de estilo e fontes;
  • todos os arquivos importados tem sua formatação corrigida;
  • e etc.
Para instalar no Ubuntu (11.04/11.10) abra um terminal e execute os seguintes comandos:

$ sudo add-apt-repository ppa:aldolat/fcm-ppa
$ sudo aptitude update
$ sudo aptitude install sigil

Ou faça o download neste link.

Guia on-line, FAQ e WIKI do Sigil.


Fonte e créditos; aqui

0 comentários:

WireShark 1.6.5 + curso em vídeo


O Wireshark (anteriormente conhecido como Ethereal) é um programa que analisa otráfego de rede e organiza este fluxo por protocolos. As funcionalidades do Wireshark são parecidas com o tcpdump, mas com uma interface GUI com mais informação e com a possibilidade de utilização de filtros. É então possível controlar o tráfego de uma rede e saber tudo o que entra e sai do computador (ou da rede) em diferentes protocolos à qual o computador está ligado.

Também é possível controlar o tráfego de um determinado dispositivo de rede numa máquina que pode ter um ou mais desses dispositivos. se você estiver numa rede local, com micros ligados através de um hub ou switch, outro usuário pode usar o Wireshark para capturar todas as suas transmissões.

Cada distribuição GNU/Linux oferece seu próprio pacote do programa. Para instalar no Debian e derivados basta abrir um terminal e executar os seguintes comandos:

$ sudo apt-get install wireshark

Se desejar a última versão no seu Ubuntu, execute os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:n-muench/programs-ppa
sudo aptitude update
sudo aptitude install wireshark

Ou faça o download neste link.

Documentação e Vídeos tutoriais neste link.


Aproveite e baixe este Curso Treinamento de Segurança com o Wireshark em vídeo

A partir do Uploaded: Link 1 - Link 2 - Link 3 - Link 4 - Link 5 - Link 6 - Link 7
A partir do Letitbit: Link 1 - Link2 - Link 3 - Link 4 - Link 5 - Link 6 - Link 7


Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Jogos educativos: entretenimento e tecnologia ajudam em sala de aula

Uma matéria bem legal sobre jogos educativos e que tem a participação do professor Michael Goulart, um fera em uso de tics na educação.

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Firefox 8 para Android


Um dos maiores navegadores para computadores está se tornando também um aplicativo incrível para portáteis. Criado para tablets e smartphones com sistema operacional Android, o Firefox 8 ganhou recursos especialmente produzidos para quem utiliza a internet em todos os lugares que vai.

Como você pode ver no vídeo criado para promover o novo app, o Firefox 8 para Android vai trazer um sistema de integração com o navegador do desktop. Caso o usuário deixe abas carregadas em eu computador, pode também acessá-las pela tela do portátil. Os recursos de compartilhamento de conteúdo também foram modificados e, com a nova versão, vai ficar ainda mais fácil enviar links e imagens para o Twitter ou Facebook, por exemplo.

Para quem gosta de personalização, o Firefox 8 para Android permitirá que Personas sejam criadas rapidamente. Outras novidades envolvem melhorias no código para dinamizar a navegação e também habilitação para o acesso a 160 complementos.

0 comentários:

Os melhores apps para Android da terceira semana de fevereiro de 2012


Preparado para conferir as melhores novidades testadas pela equipe do Baixaki durante a semana? Então fique ligado na lista que preparamos para deixar seu carnaval ainda mais animado.

Apps

FTL Launcher Lite


     

Para quem quer mudar totalmente o visual do Android, com o FTL Launcher Lite a sua lista de aplicativos se transforma, ganhando um visual 3D ainda mais moderno e bonito. Com ele, cada vez que você desliza o dedo na tela, os ícones aparecem como se caíssem em uma cascata. Você não precisa configurar nada: é instalar e curtir as vantagens do tema.

GPS Essentials


Procurando um GPS com dezenas de configurações e possibilidades? Com o GPS Essentials, além do sistema de GPS, você tem uma bússola e um sistema próprio de fotografias. Assim, você sabe com exatidão o lugar em que cada foto foi capturada. Se quiser, você também pode personalizar tudo no aplicativo, fazendo com que ele se adeque às suas necessidades.

Pudding Camera



Deixar suas imagens ainda mais bonitas é a missão do Pudding Camera: com ele, você pode aplicar diversos filtros e fazer com que suas fotos fiquem cheias de estilo. São poucos toques na tela para ver o resultado e, no final, é só mandar as fotos para seu Twitter, Facebook ou Tumblr!

Download Blazer


     

Download Blazer é um app feito na medida para quem precisa baixar dezenas de arquivos de uma só vez ou, até mesmo, para quem só quer gerenciar seus downloads. Ele é simples de usar e garante que você não consuma o plano de dados com downloads que podem ser feitos posteriormente. Alguns toques na tela bastam para você acessar os downloads atuais, histórico e os arquivos na lista de espera.

Gugu TV


Ver TV no smartphone ou tablet e não gastar nada com isso? Com o Gugu TV isso é possível. Além de canais internacionais, aqui você pode conferir a programação de canais brasileiros e, até mesmo, alguns canais locais. O único problema nele é a falta de variedade na programação. Mesmo assim, por ser gratuito, ele com certeza vale o download!

Jogos


Zenonia 4


Zenonia 4 é um RPG de aventura com controles intuitivos, dezenas de monstros para você destruir e imagens caricatas bastante divertidas. A jogabilidade é o ponto forte do título, que, além de tudo, é gratuito.

The Sims FreePlay



The Sims FreePlay não é apenas mais um dos games da franquia: a jogatina aqui segue em tempo real e você pode criar até 16 personagens de uma só vez. Assim, a brincadeira fica mais dinâmica e você não vai se irritar ao ver o boneco dormindo por horas e horas. Gráficos de qualidade e controles com boas respostas em um game que não vai exigir nem um centavo de seu bolso.

Cheese Tower


Cheese Tower é uma jogatina para quem quer exercitar as melhores estratégias e se divertir com desafios pra lá de engraçados. Sua missão é eliminar todos os ratos da torre de queijos, usando apenas alguns toques na tela. Aqui, você precisa ter movimentos bem pensados e mandar bem na hora de deixar as peças equilibradas.

Pinball Arcade Free


     

Se você sente falta dos games dos fliperamas, o Pinball Arcade Free vai fazer sua cabeça: gráficos de tirar o fôlego, movimentos de câmera impressionantes e sons que deixam a experiência bastante real. Mostre que você é bom e não tire os dedos da tela!

Dojo Madness



Quer exercitar suas habilidades ninja? Dojo Madness é o game ideal para isso. Com um visual incrível e controles muito precisos, você tem a tarefa de preservar a vida do seu personagem e acabar com todos os inimigos em um círculo da morte. O game é gratuito e conta apenas com alguns anúncios entre uma etapa e outra.
.....
Estes foram os melhores aplicativos da semana. Participe fazendo comentários e dando notas para games e apps, tanto aqui no site quanto no aplicativo oficial do Baixaki. Até a próxima!


0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre