Como ajustar o brilho do monitor via teclado (quando a tecla Fn não funciona)

Esta é uma solução (paliativa) para ajustar o brilho do monitor pelo teclado, caso o atalho do Notebook (que usa a tecla Fn) não funcione. Foi testada em um Itautec modelo W7635 (chipset/vídeo VIA VN896/Chrome 9 HC) com o Ubuntu 11.04 e 11.10.

Primeiro, precisamos alterar as permissões do arquivo /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness. No Terminal, executamos:
$ sudo chmod 666 /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness

Como será preciso fazer isso a cada inicialização do sistema, adicionamos o comando "chmod 666 /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness" no script /etc/rc.local e assim automatizamos a operação.

Para editar o script, execute:
$ sudo gedit /etc/rc.local

Exemplo:
#!/bin/sh -e
#
(...)
#
# By default this script does nothing.

chmod 666 /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness

exit 0

O próximo passo é configurar os atalhos de teclado.

Nota: no Notebook Itautec (W7635), as combinações Fn+F8 e Fn+F9 são, respectivamente, as que deveriam aumentar e diminuir o brilho da tela. Mas, estes atalhos simplesmente não funcionam no Linux e sequer são mapeados pelo sistema. Então, no lugar da tecla Fn, utilizaremos a tecla Ctrl (Control).

Tecle Alt+F2 e execute o comando...

... no Ubuntu 11.04 / 11.10:
gnome-keybinding-properties
... no Ubuntu 12.04:
gnome-control-center

Na janela "Atalhos de teclado", clique em Adicionar para incluir o atalho personalizado que deverá aumentar o brilho. Em Nome, digite "+ brilho". Em Comando, adicione a linha de comandos abaixo:
bash -c 'v=$(cat /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness); let v=$v+1; echo -n $v > /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness'

Depois, clique em Aplicar. Na coluna Atalho, clique em Desabilitado. O texto mudará para "Novo atalho...". Pressione, simultaneamente, as teclas Ctrl e F8. O texto deve mudar para Ctrl+F8, indicando que o atalho foi criado.

O processo para adicionar o atalho que irá diminuir o brilho é praticamente o mesmo. Porém, em Nome, digite "- brilho". E em Comando, adicione a linha:
bash -c 'v=$(cat /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness); let v=$v-1; echo -n $v > /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness'

Para o atalho, pressione as teclas Ctrl e F9.
Configurado atalhos personalizados...
Configurado atalhos personalizados...

Clique em Fechar e pronto! Os atalhos já devem estar funcionando.

Opcionalmente, você pode definir um brilho inicial padrão. Isto pode ser feito pelo aplicativo de gerenciamento de energia ou pelo rc.local.
Definindo um brilho padrão em Preferências de gerenciamento de energia
Definindo um brilho padrão em Preferências de gerenciamento de energia

Pelo script /etc/rc.local:

#!/bin/sh -e
#
(...)

#
# By default this script does nothing.

echo -n 5 > /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness

chmod 666 /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness

exit 0
 Fonte e Créditos: aqui

2 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - O Espaço do Software Livre e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 O Espaço do Software Livre